A Prefeitura de Campinas anunciou a retomada dos procedimentos para a licitação do transporte público municipal. Com o objetivo de realizar a sessão de abertura de propostas ainda em 2023, a Administração dará início a uma consulta pública na próxima segunda-feira, 2 de outubro.
A consulta, que estará disponível entre os dias 2 e 15 de outubro, visa coletar sugestões, críticas e outras contribuições da população, empresas, órgãos de controle externo e universidades. O link para participação será disponibilizado no início da próxima semana.
A decisão de abrir a consulta pública surge após o edital anterior, apresentado em 20 de setembro, não ter recebido propostas. Apesar dos questionamentos feitos por órgãos como o Ministério Público, Tribunal de Contas e Judiciário, o edital não foi suspenso, indicando um progresso no processo.
O prefeito Dário Saadi expressou otimismo com a nova etapa: “Esperamos que as sugestões possam contribuir com o nosso projeto de modernizar o sistema e atender à população com mais qualidade e dignidade”.
Atualmente, Campinas conta com um sistema de transporte coletivo composto por 216 linhas, incluindo o serviço “Corujão”, e um total de 896 ônibus em operação. Em agosto de 2023, o sistema transportou aproximadamente 444 mil passageiros por dia útil.