O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) anunciou na última sexta-feira (15) uma importante etapa no reforço de seu quadro funcional. Serão preenchidas 400 vagas permanentes, divididas igualmente entre Agentes e Oficiais Estaduais de Trânsito. Esta convocação vem do concurso público realizado em 2019, cujo prazo expiraria em 20 de dezembro.
Os selecionados, aprovados em um rigoroso processo seletivo, terão a missão de atender às crescentes demandas da população no âmbito do trânsito. Este movimento, coordenado em parceria com as Secretarias Estaduais de Gestão e Governo Digital (SGGD), da Fazenda e da Casa Civil, simboliza um avanço significativo na modernização e eficiência dos serviços oferecidos pelo órgão.
Os Agentes de Trânsito se dedicarão principalmente aos exames práticos de direção veicular, fiscalizações e atividades correlatas, alinhados às diretrizes de Integridade, Transparência e Melhora Contínua do Atendimento. Já os Oficiais de Trânsito ficarão encarregados de suporte administrativo, contribuindo para a hiperautomatização e transformação digital dos serviços prestados.
Eduardo Aggio, diretor-presidente do Detran-SP, ressalta que a contratação desses profissionais é um passo concreto rumo à inovação e melhoria contínua do atendimento ao público.
Para a nomeação dos novos servidores, o Detran-SP organizou uma força-tarefa que trabalhará até o dia 20 de dezembro. Os candidatos aprovados devem apresentar os documentos necessários à posse por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), respeitando o prazo e procedimentos estabelecidos.
A convocação prioriza a ordem de classificação no concurso e levará em consideração eventuais desistências. Os detalhes sobre a apresentação dos documentos e o processo de admissão, incluindo a inspeção médica necessária, são fundamentais para garantir a eficácia do processo.
SERVIÇO
Confira a seguir como os aprovados no concurso farão a apresentação dos documentos para a convocação e os desistentes farão a sua manifestação para abdicarem da vaga.
Primeiro, os desistentes da vaga devem requerer a exclusão da lista. Em novo momento, o sistema será aberto para os interessados em assumir o cargo. Todos devem ter cadastro nível prata ou ouro no sistema federal WWW.GOV.BR.
Para desistir da vaga:
1 – Acesse www.portal.sei.sp.gpv.br
2 – Clique em “CADASTRAR.”
3 – Informe os dados da conta GOV.BR do governo federal.
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- Necessário ter nível prata ou superior na plataforma GOV.BR.
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- Para nível bronze, consulte www.gov.br/governodigital para aumentar o nível.
- Se não tiver conta GOV.BR, siga as instruções para criar uma conta. www.gov.br/pt-br/servicos/criar-sua-conta-gov.br.
4 – Após validação via GOV.BR, complete os dados e escolha a senha no SEI. Verifique o e-mail com as orientações.
5- Retorne a www.portal.sei.sp.gov.br.
6 – Clique em “Acessar.”
7 – Informe e-mail e senha cadastrados e clique em “Entrar.”
8 – No canto superior direito, clique em “Menu.”
9 – Na janela à esquerda, clique em “Peticionamento” e depois em “Processo Novo.”
10 – Em “Órgão,” escolha DETRAN e, depois, o processo DETRAN Administração: Desistência em concurso público – Agente Estadual de Trânsito ou DETRAN Administração: Desistência em concurso público – Oficial Estadual de Trânsito, a depender do cargo aprovado.
11 – Clique para editar o documento DETRAN – Requerimento de desistência (Agente) / DETRAN – Requerimento de desistência (Oficial).
12 – No pop-up, preencha apenas o número do RG, CPF e o seu município, pois, os demais campos serão preenchidos automaticamente pelo sistema após o envio. Clique em “Salvar” e feche o pop-up.
13 – Em “Especificação,” informe: DESISTÊNCIA DE VAGA EM CONCURSO PÚBLICO – DETRAN-SP.
14 – Em “Documento Essencial,” envie um documento de identificação com foto, atentando-se aos seguintes pontos:
– Arquivos até 30 MB
-Em “Complemento do Tipo de Documento,” informe a descrição por extenso do documento anexado.
– Em “Formato,” escolha “Nato-digital” (documento oficial) ou “Digitalizado” (escaneado).
– Se digitalizado, em “Conferência,” escolha “Documento Original”.
– Clique em Adicionar”.
15 – Confira as informações.
16 – Clique em “Peticionar.”
17 – Em cargo/função, escolha a opção “Usuário Externo”, insira a senha e clique em Assinar.