Com menos de um milímetro de chuva em junho, São Paulo está passando por um período de tempo seco que já dura 22 dias. Esse volume representa apenas 0,5% da média de chuva prevista para o mês, que é de quase 50 milímetros. As informações são do Centro de Gerenciamento do Clima (CGE), que iniciou suas medições em 1995.
Previsão de continuidade da secura
Os meteorologistas apontam que a secura vai continuar atingindo a cidade, pois uma massa de ar seco permanece estacionada sobre boa parte da região central do Brasil, inibindo a formação de nuvens. Segundo a previsão do Climatempo, o tempo seco deve permanecer nos próximos 15 dias, com máximas chegando a 31 graus na próxima segunda-feira (24).
Cuidados com a saúde
Devido à baixa umidade relativa do ar, que deve variar de 20% a 30%, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta sobre os possíveis problemas de saúde causados pelo tempo seco. Estes incluem garganta irritada, sangramento nasal, doenças respiratórias como rinite e asma, dor de cabeça, sensação de areia nos olhos e pele ressecada.
Recomendações para lidar com o tempo seco
- Evitar exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10h e 16h: A exposição ao Sol e ao ar seco durante essas horas pode agravar os problemas de saúde.
- Umidificar o ambiente: Use vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água para aumentar a umidade dentro de casa.
- Ficar em locais protegidos do Sol: Sempre que possível, permaneça em ambientes internos e protegidos.
- Beber bastante água: Manter-se hidratado é crucial para aliviar os efeitos do tempo seco no corpo.