Governo de São Paulo lança campanha para reduzir mortes de pedestres

Campanha educativa com Clóvis de Barros Filho destaca a importância do respeito à faixa de segurança

Rafael Mendonça
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Foto: Governo de SP

O Governo do Estado de São Paulo, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), lançou na terça-feira (16) uma campanha educativa para reduzir mortes de pedestres, com o filósofo e professor Clóvis de Barros Filho como porta-voz. A iniciativa faz parte de uma política abrangente que visa promover a segurança no trânsito e salvar vidas.

Dados alarmantes e foco da campanha

Nos últimos cinco anos, 33.531 sinistros de trânsito envolvendo pedestres foram registrados apenas na cidade de São Paulo, resultando em quase mil vítimas fatais desde 2015. O pedestre, junto com ciclistas e motociclistas, é a parte mais vulnerável do trânsito. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina que a prioridade na via é do pedestre, mas essa regra nem sempre é respeitada.

Estratégia e fases da campanha

A campanha, que ficará em circulação por mais de um mês, utiliza uma estratégia robusta de divulgação que inclui TV, rádio, jornal impresso, mídia digital e externa. Um destaque especial será o Dia D, no Dia Internacional do Pedestre, em 8 de agosto, com ações de conscientização nas ruas. A campanha será dividida em três fases, cada uma com foco específico, incluindo o fim das férias e a conscientização de motoristas e pedestres.

Mensagens da campanha

Clóvis de Barros Filho destaca a importância da civilidade e do respeito no trânsito em diversas peças da campanha. “Civilidade é o respeito de um pelo outro. Pratique, respeitando a faixa de pedestres”, afirma Clóvis. O slogan da campanha, “Toda faixa de pedestres é um sinal. Sinal de respeito”, reforça a mensagem.

Impacto e conscientização

Eduardo Aggio, diretor-presidente do Detran-SP, enfatizou a importância da campanha para salvar vidas e promover um comportamento civilizado. Clóvis de Barros Filho complementou, explicando que o respeito à faixa de pedestres é um sinal de civilidade e consciência moral. “Empatia é se colocar no lugar do outro. Inclusive na hora de atravessar na faixa”, diz Clóvis, lembrando que pedestres distraídos também contribuem para os acidentes.

Aula magna e lançamento oficial

O lançamento da campanha, realizado na sede da B3 em São Paulo, contou com uma palestra de Clóvis de Barros Filho sobre respeito, ética e moral no trânsito. A premiére da campanha foi apresentada a jornalistas, autoridades do sistema de trânsito e funcionários do Detran-SP.

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