A consulta pública para a concessão das Linhas 11, 12 e 13 de trens metropolitanos em São Paulo, parte do projeto Lote Alto Tietê, recebeu cerca de 1,2 mil contribuições da população. Realizada entre os dias 17 de junho e 18 de julho, a consulta permitirá que questionamentos e sugestões sejam analisados e possivelmente incorporados ao projeto, edital e contrato.
Participação ativa da população
Além da consulta online, três audiências públicas foram realizadas em São Paulo (19 de junho), Guarulhos (20 de junho) e Mogi das Cruzes (21 de junho). Durante essas audiências, a população pôde discutir demandas como a construção da estação César de Souza em Mogi das Cruzes e a extensão da Linha 13-Jade até Bonsucesso, em Guarulhos.
Melhorias previstas
O projeto prevê a construção de 10 novas estações, a adequação e reconstrução de estações existentes, além de melhorias na infraestrutura e nos sistemas. O objetivo é atender melhor a zona leste da região metropolitana de São Paulo, que possui um déficit de transporte de alta capacidade. A expectativa é que a demanda chegue a 1,2 milhão de passageiros por dia.
Publicação do edital e leilão
O edital de concessão deve ser publicado no terceiro trimestre de 2024, e o leilão está previsto para ocorrer até o final do ano. Informações detalhadas sobre o projeto podem ser acessadas no site da Secretaria de Parcerias em Investimentos.
Programa de Parcerias de Investimentos
O projeto Lote Alto Tietê faz parte do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP), que visa ampliar as oportunidades de investimento, emprego e desenvolvimento socioeconômico no estado. O PPI-SP engloba 24 projetos qualificados, totalizando mais de R$ 470 bilhões em investimentos.