A Volvo deu início a uma nova fase de seu estudo conjunto com a Secretaria Nacional do Trânsito (Senatran) para a utilização de caminhões elétricos na logística de seu complexo industrial em Curitiba (PR). A ação faz parte do compromisso da montadora com a descarbonização do transporte, trazendo uma redução anual de 738 toneladas de CO2. A operação é realizada com o uso de dez caminhões Volvo FM Electric, que fazem o transporte de componentes em rotas no Paraná e Santa Catarina.
Operação logística com caminhões elétricos
Os caminhões elétricos abastecem as linhas de produção da fábrica da Volvo, percorrendo até 380 quilômetros por dia. A operação é realizada pelas transportadoras Ritmo Logística e TLog, e envolve o transporte de componentes como os quadros de chassi de ônibus e caminhões. O sistema funciona sob o regime Just In Time, em que as peças são entregues de acordo com a demanda diária, garantindo eficiência no abastecimento.
Além de zero emissões, os caminhões elétricos proporcionam uma redução significativa de ruído, o que contribui para a melhoria das condições de trabalho e do ambiente nas rotas logísticas.
Sustentabilidade e descarbonização
A utilização dos caminhões elétricos faz parte da meta da Volvo de eliminar as emissões de CO2 em suas operações de transporte e manufatura até 2040. A fábrica da Volvo em Curitiba já utiliza 100% de energia proveniente de fontes renováveis e adota uma política de destinação circular para resíduos há mais de 15 anos. Desde 2008, mais de 50 mil toneladas de resíduos deixaram de ser encaminhados para aterros.
Outras iniciativas, como o uso de Diesel Verde R5, já reduziram em 400 toneladas as emissões anuais de CO2 na planta. A eletrificação da logística de peças é mais um passo na jornada de sustentabilidade da Volvo no Brasil.
Caminhões FM Electric no Brasil
O modelo elétrico Volvo FM Electric, utilizado na operação, possui capacidade de até 50 toneladas e potência de 490 kW (660 hp). O tempo de carregamento varia de 1h30 a 8 horas, dependendo do tipo de carregador. Com alta tecnologia, os caminhões são equipados com suspensão a ar em todos os eixos, freios regenerativos e diversos dispositivos de segurança.
Avanços globais na eletromobilidade
A Volvo é pioneira na eletrificação de caminhões pesados. Desde 2019, a marca já vendeu mais de 4.200 caminhões elétricos em 48 países. A meta global é reduzir em 50% as emissões de CO2 de seus veículos até 2030 e alcançar emissões zero até 2040.