Implosão parcial de ponte sobre o Rio Tietê marca avanço na ampliação da Hidrovia Tietê-Paraná

Rafael Mendonça
3 leitura mínima
Implosão parcial da ponte Prefeito Alidino Valter Bonini. Foto: Semil/Governo de SP

O Governo de São Paulo deu mais um passo importante para melhorar a infraestrutura da Hidrovia Tietê-Paraná com a implosão parcial da ponte Prefeito Alidino Valter Bonini, localizada no município de Barbosa, na região de Araçatuba. A ação, realizada nesta quarta-feira (23), faz parte de um projeto que substituirá a estrutura de concreto por uma metálica, aumentando o vão de navegação de 39 para 110 metros. Essa mudança trará mais segurança e eficiência para o transporte de cargas pela hidrovia.

O investimento, que soma R$ 21,8 milhões, está sendo conduzido pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), ligado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) do Estado. O objetivo é facilitar a movimentação de embarcações, principalmente barcaças que transportam produtos agrícolas pela hidrovia.

A ampliação do vão, que eliminará dois pilares atualmente existentes, reduzirá o tempo de desmembramento de comboios e aumentará a capacidade de carga da hidrovia, gerando impactos positivos na logística e economia da região.

Segurança e monitoramento durante a implosão

Toda a operação foi acompanhada por medidas de segurança rigorosas, incluindo a instalação de sismógrafos para monitorar as vibrações no solo e o acionamento de sirenes para alertar a população local. A nova estrutura metálica já está em fase de construção à margem da rodovia e será posicionada sobre os pilares de sustentação em breve.

Impacto nas rotas locais

Com o bloqueio temporário do trecho da Rodovia Assis Chateaubriand (SP-425), desvios foram sinalizados para minimizar o impacto no trânsito local. O DER está trabalhando para concluir as obras dentro de 60 dias, com a possibilidade de antecipar a liberação da ponte, reconhecendo sua importância para a população.

Ampliação da Hidrovia Tietê-Paraná

A obra faz parte de um projeto maior para ampliar e aprofundar o canal de Nova Avanhandava, permitindo que a hidrovia suporte embarcações de grande porte, especialmente em períodos de estiagem, quando o nível da água costuma diminuir. O investimento total do governo paulista no projeto ultrapassa R$ 300 milhões, e a conclusão está prevista para o primeiro semestre de 2026.

Vantagens do transporte hidroviário

O transporte por hidrovias é reconhecido mundialmente por sua eficiência e sustentabilidade, oferecendo vantagens como menor impacto ambiental, maior segurança e menor custo operacional em comparação aos modais rodoviário e ferroviário. A expectativa é que, após a conclusão do projeto, o volume de carga transportada pela Hidrovia Tietê-Paraná triplique, passando de 2,5 milhões para até 7 milhões de toneladas por ano.

Compartilhe este artigo