Alfa Romeo 33 Stradale: O renascimento de um Ícone

alfa romeo 0
Alfa Romeo/Divulgação

A Alfa Romeo anunciou o retorno do lendário 33 Stradale, um ícone dos anos 60, muitas vezes aclamado como um dos carros mais belos de todos os tempos. Este veículo, que tem suas raízes no Tipo 33, uma referência no automobilismo mundial, é mais do que apenas um carro: é uma ponte entre o passado e o futuro.

O novo 33 Stradale é uma celebração da história da marca, mas com um olhar voltado para o futuro. Ele serve como uma ligação perfeita entre os motores de combustão interna do passado e o futuro elétrico, mantendo fielmente os traços estilísticos do 33 Stradale de 1967. Este carro não é apenas um veículo, mas um manifesto da Alfa Romeo, antecipando detalhes do que está por vir para a marca.

Mais de 50 anos depois, a Alfa Romeo retorna ao mundo dos “fuoriserie” (feitos sob medida) com uma série limitada de apenas 33 unidades – todas já vendidas. Este carro, apesar de ser homologado para circulação em vias públicas, oferece desempenho excepcional em pistas, sem comprometer o conforto e a usabilidade diária.

Cada 33 Stradale é meticulosamente montado à mão na Carrozzeria Touring Superleggera. A qualidade é comparável à de um alfaiate que faz um terno sob medida, com atenção obsessiva aos detalhes. Cada carro é projetado para ser uma peça única de arte, destinada a se tornar parte da história da Alfa Romeo.

A marca também introduziu um nível sem precedentes de personalização para garantir a exclusividade de cada modelo. A “Bottega”, uma equipe de profissionais da Alfa Romeo, envolve os clientes desde o início, colaborando na criação de um veículo verdadeiramente único.

O projeto é fruto da paixão da equipe Alfa Romeo, que desejava criar algo único no cenário automobilístico e dentro do Grupo Stellantis. Jean-Philippe Imparato, CEO da Alfa Romeo, expressou seu entusiasmo: “Com o novo 33 Stradale, queríamos criar algo que honrasse nosso passado e servisse à marca, algo que enchesse de orgulho os fãs da Alfa Romeo.”

O design do novo 33 Stradale é inspirado no modelo histórico de 1967, mas com elementos modernos do novo estilo da Alfa Romeo. O interior é minimalista, com foco na experiência de condução. O carro pode ser equipado com um motor V6 biturbo de mais de 620cv ou uma configuração elétrica com três motores que entregam mais de 750cv.

O piloto de F1, Valtteri Bottas, contribuirá para a afinação do carro na lendária pista de Balocco, trazendo a experiência da F1 para a condução diária e garantindo a inconfundível dirigibilidade da Alfa Romeo.