A Volkswagen apresentou o Tera, seu novo SUV de entrada, que promete iniciar uma nova era para a montadora no Brasil. Após as bem-sucedidas eras do Fusca (1959-1986) e do Gol (1980-2023), o Tera chega para assumir o protagonismo no mercado brasileiro, trazendo inovações tecnológicas e uma proposta voltada à popularidade e volume de vendas.
Fabricado na planta de Taubaté (SP), o Tera aposta em motores 1.0 aspirado (84 cv) e 1.0 turbo (116 cv), ambos flex, com opções de câmbio manual e automático. O modelo utiliza a plataforma MQB A0, compartilhada com o Polo, Nivus e T-Cross, mas com um design exclusivo e componentes 81% nacionalizados, segundo o presidente da Volkswagen no Brasil, Ciro Possobom.
🚗 Destaques do Volkswagen Tera
- Design robusto e inédito: O Tera estreia a nova identidade visual da Volkswagen no Brasil, com grade menor, ampla tomada de ar no para-choque e uso de plástico fosco acinzentado, que traz um toque de sofisticação ao modelo.
- Versatilidade da plataforma MQB A0: Compartilhada com modelos já consagrados, a plataforma oferece ao Tera uma estrutura sólida e componentes de alta qualidade.
- Foco na robustez e acessibilidade: Para se destacar no segmento de SUVs de entrada, o Tera aposta em um visual musculoso, mas sem perder o toque de elegância na cabine, que traz melhorias em acabamento e texturas refinadas.
🌟 Novo ciclo da Volkswagen no Brasil
O lançamento do Tera reforça o compromisso da Volkswagen com o mercado brasileiro, que inclui um plano de investimento de R$ 16 bilhões até 2028, sendo R$ 3 bilhões destinados à fábrica de São José dos Pinhais (PR). A marca planeja 16 lançamentos até o fim da década, iniciando pelo Tera, que deve seguir os passos do Gol e se tornar um líder de vendas.