Quase 2 milhões de veículos ainda circulam no Brasil com airbags defeituosos que podem causar ferimentos graves ou até a morte. Entenda o problema, veja os modelos envolvidos e saiba como consultar.
O que são os airbags mortais?
Os chamados “airbags mortais” são dispositivos de segurança que, em vez de proteger, podem explodir com força excessiva durante um acidente, lançando fragmentos metálicos contra o motorista e passageiros. O problema afeta principalmente airbags da marca Takata, mas também há relatos envolvendo dispositivos da Autoliv.
Essa falha já causou dezenas de mortes no mundo, inclusive no Brasil. O problema foi descoberto em 2013, mas ainda há milhões de carros com o defeito rodando pelo país.
Quais carros estão no recall?
Mais de 130 modelos de carros, de 23 montadoras, já foram convocados para o recall dos airbags no Brasil. Entre as marcas com maior número de veículos afetados estão:
-
Toyota (Corolla, Hilux, SW4, Etios, entre outros)
-
Honda (Civic, Fit, HR-V, WR-V)
-
Nissan
-
Mitsubishi
-
Volkswagen
-
Chevrolet
-
Ford
-
Fiat
-
Mercedes-Benz
-
BMW
-
Audi
👉 Ao todo, mais de 6,8 milhões de veículos foram convocados. No entanto, cerca de 2 milhões ainda não passaram pelo conserto.
Como saber se meu carro tem airbag com defeito?
Você pode consultar se seu carro está envolvido no recall usando o número do chassi (VIN) no site da montadora ou no portal do Governo Federal:
O recall é gratuito?
Sim. Todo recall é gratuito e deve ser agendado com uma concessionária autorizada. Mesmo que o carro esteja fora da garantia, o serviço deve ser realizado sem custo.
É perigoso continuar rodando com o airbag defeituoso?
Sim. O defeito nos airbags pode ferir gravemente ou matar os ocupantes do carro em caso de colisão. Mesmo em acidentes leves, o airbag pode se romper de forma errada e lançar fragmentos metálicos no rosto, pescoço e peito.
O que fazer agora?
-
Verifique o chassi do seu carro (documento ou no painel do veículo).
-
Consulte no site da montadora ou no gov.br.
-
Caso o carro esteja no recall, agende imediatamente o serviço.
-
Não ignore a convocação, mesmo se o carro for antigo ou usado.