Quando começa a primavera? Saiba tudo sobre o início da estação

primavera beija flor
A. G. Rosales - Pexels

A primavera, uma das estações mais aguardadas do ano, inicia-se na madrugada deste sábado (23). Precisamente às 3h50, o hemisfério sul testemunhará o equinócio de primavera, momento em que o dia e a noite têm exatamente a mesma duração. Simultaneamente, no hemisfério norte, ocorrerá o equinócio de outono.

O que determina o início das estações do ano é a forma como os raios solares atingem os hemisférios, conforme explicado pelo Observatório Nacional. “Um dos efeitos que evidenciam as estações é a variação dos comprimentos dos dias, ou seja, a quantidade de tempo que o Sol fica acima do horizonte”, informou a instituição, que é vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Para quem vive próximo à linha do equador, as características de cada estação são quase imperceptíveis. No entanto, à medida que nos afastamos dessa linha imaginária, as diferenças entre as estações tornam-se mais evidentes. “No início da primavera, os dias terão aproximadamente o mesmo comprimento das noites. No hemisfério sul, os dias vão ficando cada vez maiores e as noites cada vez menores, até o maior dia do ano, que ocorre no início do verão, que neste ano será no dia 22 de dezembro”, esclareceu Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional.

A rotação da Terra e sua inclinação são os principais fatores que determinam as diferentes estações do ano. “À medida que a Terra orbita o Sol, seu eixo inclinado sempre aponta na mesma direção e isso faz com que diferentes partes da Terra recebam os raios diretos do Sol”, detalhou o Observatório.

Vale ressaltar que os solstícios e os equinócios não ocorrem sempre nos mesmos dias do ano. Isso se deve a fatores como o tempo decorrido entre dois equinócios ser menor que o ano sideral, que é o tempo de translação da Terra ao redor do Sol.

Agora que você já sabe quando começa a primavera, prepare-se para desfrutar das belezas e peculiaridades que essa estação traz!