Em junho, a venda de alimentos e bebidas para o preparo de quitutes típicos das quermesses deve aumentar. Em 2023, de acordo com dados da Scanntech, a cesta junina registrou um crescimento de 17% em comparação à média anual, com itens como doces industrializados, milho de pipoca, coco ralado, amendoim e vinho, que teve um crescimento de 27% nas vendas no período de junho e julho.
“Nas festas juninas, o vinho é indispensável para a preparação de receitas de quentão. Todos os anos, ajustamos nossa produção e logística para atender à demanda do período, que é nosso pico de vendas. Os vinhos, tanto para o quentão alcoólico quanto para o preparo de quentão pronto, não podem faltar nas prateleiras”, afirma Mateus Poggere, Diretor de Produto e Estratégia de Negócio do Vinho Campo Largo.
Com toques de especiarias, gengibre e cítricos como laranja, o quentão é uma bebida típica que acompanha os pratos tradicionais das mesas juninas. No mercado, algumas marcas já oferecem a bebida pronta para consumo, como a Campo Largo, que além das opções de vinho tinto, branco e rosé, apresenta também o Quentão Campo Largo.
“A bebida pronta garante a praticidade e agilidade que alguns clientes precisam para curtirem com a família ou amigos. Nossa versão preza pela tradição, misturando vinho com laranja, gengibre e especiarias. Além do quentão, nossos vinhos de mesa são ideais para compor a base do quentão”, conclui Poggere.
A expectativa de crescimento do setor no final do primeiro semestre e início do segundo é reforçada pela chegada do inverno. A nova estação, que começa no dia 20 de junho, deve vir acompanhada de baixas temperaturas, aumentando a demanda por produtos como sopas, massas e vinhos, especialmente os tintos.