Um levantamento realizado pelo portal Reclame Aqui em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) mostrou que 54,9% dos brasileiros são favoráveis à volta do horário de verão ainda este ano. Entre os entrevistados, 41,8% são totalmente a favor da medida, enquanto 13,1% se mostram parcialmente favoráveis.
Os maiores índices de apoio ao horário de verão foram registrados nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, onde a medida já era tradicionalmente adotada. No Sul, 60,6% dos entrevistados aprovaram a ideia, seguido de 56,1% no Sudeste e 40,9% no Centro-Oeste.
Opiniões sobre economia de energia
Um ponto importante da pesquisa é a percepção sobre a economia de energia proporcionada pela mudança nos relógios. Para 43,6% dos entrevistados, o horário de verão ajuda a economizar energia elétrica e outros recursos, enquanto 39,9% discordam dessa afirmação. O Sul do Brasil é a região onde mais pessoas (47,7%) acreditam que a medida gera economia.
Além disso, 51,8% dos participantes acreditam que o horário de verão é benéfico para o comércio e o setor de serviços, incluindo bares e restaurantes, áreas diretamente impactadas pela mudança no horário.
Benefícios para turismo e segurança
A pesquisa também revela que 41,7% dos entrevistados acreditam que suas cidades se tornam mais atraentes para o turismo com a adoção do horário de verão. Quanto à segurança, 35,2% disseram se sentir mais seguros ao sair para o trabalho com a mudança, enquanto 19,5% afirmaram o contrário.
Possível retorno do horário de verão
Na última semana, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, comentou que o retorno do horário de verão é uma “possibilidade real”, principalmente para aproveitar melhor a luz natural e reduzir o consumo de energia elétrica, especialmente nos horários de pico.