Prefeitura investe em estrutura para enfrentar coronavírus; Botion reforça necessidade de isolamento

Prefeitura investe em estrutura para enfrentar coronavírus; Botion reforça necessidade de isolamento

A ampliação da rede de atendimento aos casos de Covid-19 em Limeira e a importância do isolamento social foram os principais tópicos abordados pelo prefeito Mario Botion, em nova entrevista coletiva online, realizada nesta terça-feira (7), no Paço Municipal (Edifício Prada). Botion também destacou a gravidade do momento e fez um agradecimento especial a todos os profissionais de saúde que estão na linha de frente do atendimento à população. Participaram da coletiva, o secretário de Saúde, Vitor Santos, e o diretor de Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari.

O chefe do Executivo observou que a Administração Municipal, sob orientação do Grupo Técnico de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus, e da parceria com todos os hospitais públicos e privados do município, tem avançado desde o início da pandemia para adequar a rede de assistência.

Dentre as ações mais recentes, houve a criação do Ambulatório Referência de Combate ao Coronavírus (ARC), que está em fase de instalação, ao lado da Humanitária, a transformação da Humanitária em unidade de referência para o coronavírus e a ampliação do número de leitos de UTI e de leitos clínicos na Unidade de Referência Coronavírus (URC).

“Apesar do empenho e da gestão firme na busca de recursos para disponibilizar equipamentos, profissionais e tudo aquilo que é preciso para enfrentar a pandemia, estamos registrando óbitos”, frisou. Por esse motivo, Botion pediu mais uma vez a “compreensão” e a “disciplina” de toda a população para o cumprimento do isolamento social, sobretudo entre aqueles com mais de 60 anos, e para a adoção das medidas sanitárias, incluindo o uso de máscaras.

Ele enfatizou que até o final desta semana, o governo estadual fará uma nova avaliação da evolução do coronavírus, com base em critérios como número de notificações e taxa de ocupação de leitos. Dependendo desse resultado, Limeira poderá avançar para a fase laranja ou permanecer na vermelha. “Estamos fazendo a nossa parte, que é ampliar a estrutura de atendimento, mas precisamos da colaboração de todos nossos munícipes”, disse.

Sobre as restrições estabelecidas por decreto estadual, Botion comentou que a prefeitura intensificou a fiscalização das atividades comerciais não essenciais por meio de seu corpo de fiscais, com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), da Polícia Militar e da Polícia Civil. Esse trabalho, ele informou, contabiliza 1.600 fiscalizações, cerca de 700 notificações e 26 autos de infração. Porém, observou a necessidade do comprometimento de todos os segmentos, tanto de comerciantes quanto munícipes, no sentido de evitar aglomerações. “Festas e eventos estão proibidos e serão fiscalizados com bastante rigor”, acrescentou.

O chefe do Executivo também destacou o comprometimento de todos os profissionais de saúde, do setor público e da iniciativa privada, no atendimento à população. “Cumprimento a todos os funcionários da área da saúde que têm feito trabalho maravilhoso, nesse momento difícil que estamos passando”, disse. Botion também expressou solidariedade a todos aqueles que perderam familiares e amigos.

Apesar dos esforços na luta contra o coronavírus, ele salientou que a Administração Municipal mantém ações importantes na cidade. Como exemplo, ele mencionou a reforma e ampliação da UBS Dores 1, a construção da UBS Campo Belo, ambas realizadas por meio de contrapartida de empreendimentos imobiliários (sendo que a UBS Campo Belo conta com parceria do deputado federal Miguel Lombardi), o início da reforma da Policlínica, a futura intervenção na UBS Abílio Pedro, e a construção do viaduto da Barroca Funda. “Estamos direcionando esforços para a área da saúde, sem deixar de prestar os outros serviços que o município tanto precisa”, disse.





SINTOMAS

Vitor Santos, por sua vez, deu esclarecimentos sobre os sintomas do Covid-19 e em que situações os munícipes devem receber auxílio médico. Segundo ele, em caso de tosse ou de coriza, a recomendação é ficar em casa. Se o paciente apresentar febre alta, dor no corpo, dor de cabeça intensa, tosse persistente, ausência de olfato e de sabor ou diarreia, ele deve buscar os serviços de referência o mais rápido possível, são eles: Unidades Básicas de Saúde Nova Europa, Novo Horizonte, Boa Vista e Morro Azul, unidades de Pronto Atendimento, Humanitária e Ambulatório Referência de Combate ao Coronavírus (ARC). “Não se deve aguardar a falta de ar para procurar atendimento”, frisou.

No tocante aos testes para identificação do coronavírus, o secretário afirmou que já passaram pelo procedimento, profissionais de saúde, integrantes das forças de segurança, entre outros. Atualmente, o foco é a testagem das pessoas que foram notificadas por apresentarem os sintomas da doença. Caso algum familiar da pessoa notificada comece a apresentar sintomas de Covid-19, ele orienta que o munícipe vá até uma unidade de referência.



Previous PF desarticula grupo especializado em fraudes bancárias no Tocantins
Next Celso de Mello arquiva notícia-crime contra Augusto Heleno

You might also like

Limeira

3.947 casos confirmados de coronavírus em Limeira

Os confirmados em Limeira são maioria mulheres, com 2.168 casos, que representam 54,9%, o número de homens positivados é de 1.779(45,1%). Porém, quando a comparação é referente aos óbitos, os

Limeira

Fiscalização fecha o cerco, multa 8 e notifica 13 no fim de semana

Uma ação de fiscalização no último sábado (4) resultou em nove notificações de fechamento a estabelecimentos não essenciais e oito autos de infração, com multa de R$ 1 mil. Apenas

Limeira

Obras do viaduto da Barroca Finda de Limeira estão em andamento

O prefeito Mario Botion assinou, no início do mês, a ordem de serviço para a Jofege Pavimentação e Construção Ltda dar início à construção do viaduto da Barroca Funda. A

Limeira

Lojas no entorno do Mercadão são liberadas em Limeira

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil liberou para funcionamento, dentro das restrições da quarentena, as lojas do Mercado Modelo, localizadas nas ruas Barão de Cascalho e Sete de

Limeira

Botion decreta lockdown em Limeira nos próximos dois fins de semana

A aceleração dos casos de coronavírus e a alta taxa de ocupação dos leitos clínicos e de UTI levaram o prefeito Mario Botion a decretar lockdown em Limeira. A determinação

Limeira

O Pátio Limeira Shopping anuncia compra de terreno e ampliação

O Pátio Limeira Shopping anunciou na tarde desta quarta-feira(13) a ampliação de seus investimentos e sua expansão, que irá duplicar a atual área utilizada pelo importante centro de compras do