Tatuzão da Linha 6-Laranja de metrô chega à estação Perdizes em avanço significativo

tuneladora sul chega à estação perdizes na linha 6 laranja são paulo
Foto: Governo de SP/Divulgação

A tuneladora sul, conhecida como Maria Leopoldina, responsável pela perfuração da Linha 6-Laranja de metrô, alcançou a estação Perdizes neste sábado, dia 30, marcando sua quarta parada no projeto.

Com um diâmetro impressionante de 10,61 metros e um peso de 2 mil toneladas, o tatuzão agora possibilitará a conexão da estação Perdizes com outros poços de ventilação e paradas da Linha-6 Laranja. Seu próximo destino é a Estação PUC-Cardoso de Almeida. A operação da máquina envolve cerca de 50 profissionais, trabalhando em três turnos. A tuneladora é equipada com refeitório, cabine de enfermagem, esteira rolante para retirada de material, cabine de comando e outros equipamentos auxiliares.

Jaime Juraszek, CEO da Linha Uni, destacou o progresso da obra, afirmando: “Chegamos a mais um avanço importante dessa obra, considerada a maior de infraestrutura e de mobilidade urbana da América Latina. Esse grande projeto vai ganhando forma e conta com a participação de um time empenhado, com expertise em obras desse porte”.

Desde o início de sua operação, a tuneladora já percorreu 3.500 metros subterrâneos e instalou aproximadamente 1.650 anéis. Maria Leopoldina continuará sua jornada, com mais 6 estações previstas até chegar à futura estação São Joaquim.

A Linha Universidade conectará Brasilândia, na zona norte, à Estação São Joaquim, no centro, transportando mais de 630 mil passageiros diariamente. Este novo ramal reduzirá o tempo de deslocamento, atualmente de uma hora e meia de ônibus, para apenas 23 minutos. Com um investimento de mais de R$18 bilhões, a Linha 6-Laranja é a maior obra de infraestrutura em andamento na América Latina.

O projeto é uma parceria público-privada entre o Governo do Estado de São Paulo e a Concessionária Linha Universidade (Linha Uni). As obras são executadas pela ACCIONA, gerando cerca de 9.000 empregos. Após a conclusão, a Linha Uni operará o ramal metroviário por 19 anos.