Pesquisa da SPTrans destaca perfil de passageiros de ônibus em São Paulo

onibus transporte coletivo capital paulista
Foto: Rovena Rosa /Agência Brasil

A mais recente pesquisa realizada pela SPTrans aponta que a maioria dos passageiros de ônibus em São Paulo são trabalhadores assalariados. Segundo o levantamento, 80,5% dos entrevistados estão empregados, um aumento em relação a 2021, quando esse número era de 73,47%. A pesquisa, que entrevistou 1.200 pessoas entre agosto e setembro de 2023, busca traçar o perfil dos usuários do transporte municipal e fornecer dados que auxiliem na definição de políticas de mobilidade.

Entre outras descobertas, a pesquisa revelou que o número de passageiros que fazem teletrabalho caiu de 25,94% em 2021 para 6% em 2023. Além disso, 42% dos entrevistados possuem automóvel e 10,5% têm motocicletas.

Quanto à composição familiar, a maioria dos passageiros vive em residências com três pessoas, sendo que a renda média do chefe da família é de R$ 3.690,00. Quase metade dos entrevistados, 49%, têm filhos, e 70% destes possuem um filho de até seis anos de idade.

Em termos de gênero, 53% dos usuários são do sexo feminino, e 64% se autodeclaram negros. Com relação à escolaridade, 45% concluíram o ensino médio.

A pesquisa também abordou o uso dos ônibus por idosos e pessoas com deficiência, que representam, respectivamente, 7% e 2,5% dos entrevistados. Entre os entrevistados com deficiência, 60% possuem deficiência física, 27% possuem deficiência visual, e 17% possuem deficiência intelectual.

O levantamento tem um grau de confiança de 95,5% e uma margem de erro de dois pontos percentuais.