Alerta de alagamentos e fortes ventos em São Paulo após chuva intensa

chuva são paulo
Rovena Rosa/Agência Brasil

São Paulo entrou em estado de atenção para alagamentos após uma forte chuva nesta sexta-feira (3). A definição de alerta foi emitida às 15h42 em todas as zonas da cidade, inclusive nas marginais Pinheiros e Tietê, conforme informações do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE). O site do CGE oferece acompanhamento em tempo real das condições climáticas e áreas afetadas por inundações.

A instabilidade do tempo é motivada pela aproximação de uma frente fria que gera áreas de instabilidade, algumas de forte intensidade, avançando do interior em direção à região metropolitana. O CGE adverte para a possibilidade de rajadas de vento de até 70km/h, queda de granizo e descargas elétricas. Esses fenômenos aumentam o risco de alagamentos, quedas de árvores e transbordamentos de rios e córregos.

Atualizações das rajadas de vento foram divulgadas às 16h50, com registros significativos em diversas estações meteorológicas, como a da Sé/CGE com ventos de 40,0km/h e no Aeroporto Congonhas, onde as rajadas atingiram impressionantes 103,7km/h.

Para evitar transtornos durante alagamentos, recomenda-se evitar ruas inundadas, procurar abrigo longe de árvores e da rede elétrica, e informar-se sobre vias bloqueadas através da central de atendimento da CET pelo número 156 ou no site oficial.

A frente fria que trouxe a chuva deve se mover rapidamente, com a previsão de um fim de semana sem novos temporais e uma redução das temperaturas a partir de sábado (04). No entanto, um ciclone extratropical pode causar ventos fortes e ondas altas na costa paulista. O Grande Prêmio de Fórmula 1 de São Paulo, a ser realizado no domingo (05), não deverá ser afetado por chuvas, com um dia de céu claro previsto e temperaturas que podem variar entre 13°C e 26°C.