CGE declara ‘Estado de Atenção’ em São Paulo devido à baixa umidade e altas temperaturas

Foto: Governo de SP

O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo emitiu um alerta sobre as condições climáticas na cidade neste sábado (11). Com temperaturas elevadas e rápida ascensão térmica, a cidade enfrenta um estado de atenção devido à baixa umidade do ar, que oscila entre 25% e 30%.

O dia registrou uma média de temperatura máxima de 34,7°C até às 15h10, aproximando-se do recorde do ano de 36,5°C registrado em 24 de setembro. Diante dessas condições, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) decretou estado de alerta para as altas temperaturas a partir da meia-noite de 11 de novembro.

O CGE recomenda medidas preventivas, incluindo a ingestão frequente de água, restrição de atividades físicas ao ar livre entre 10h e 17h, uso de proteção solar, e aplicação de umidificadores como toalhas molhadas e recipientes com água.

Os próximos dias seguirão a tendência de calor intenso e baixa umidade. O domingo (12) promete ser ensolarado, com temperaturas variando de 22°C pela manhã a 37°C à tarde, e umidade próxima de 20%. A segunda-feira (13) mantém a previsão de clima quente e seco, com mínima de 23°C e máxima chegando a 38°C, e índices de umidade também em torno de 20%.

Estas condições exigem atenção redobrada para a saúde, com recomendações de hidratação constante e busca por ambientes mais frescos e protegidos do sol.