Programa ‘Operação Trabalho’ convoca 1.465 mães guardiãs para ação contra evasão escolar

A Prefeitura de São Paulo amplia o programa Mães Guardiãs para 7 mil vagas, trazendo novas oportunidades para mães desempregadas na capital paulista; inscrições devem ser realizadas nos centros de apoio ao trabalho e empreendedorismo.
Foto: Divulgação/Prefeitura SP

A Prefeitura anunciou a convocação de 1.465 mães e mulheres da comunidade escolar para o Programa Operação Trabalho (POT) Mães Guardiãs. As pré-selecionadas, que já podem verificar seus nomes na lista divulgada neste link, terão a oportunidade de atuar em escolas municipais com foco na redução da evasão escolar.

As selecionadas devem se apresentar em uma das 13 unidades do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate) nos dias 14, 16, 17 e 21 de novembro, das 8h às 16h. É essencial levar documentos pessoais, como RG e CPF, além de cópias simples para a confirmação dos dados fornecidos no cadastro online realizado este ano. No atendimento, será assinado um termo de compromisso, permitindo a entrada no programa.

O POT Mães Guardiãs oferece uma bolsa auxílio de R$ 1.386,00 por seis horas diárias de atividade, totalizando 30 horas semanais. As participantes poderão atuar no programa por um período máximo de 24 meses, conforme a legislação.

Além da atuação nas escolas, as participantes receberão capacitação para suas funções através do Portal do Cate e apoio em atividades pedagógicas pela Secretaria Municipal de Educação. O cadastro para os cursos pode ser feito no site www.cate.prefeitura.sp.gov.br.

As tarefas incluem ações para proteger o direito à escolarização, como apoio na frequência escolar e visitas domiciliares em casos de frequência irregular. Também colaborarão para a boa convivência escolar, defesa dos direitos humanos e auxílio nos protocolos sanitários.

Para ser elegível, é necessário atender a determinados critérios, como estar desempregada, não receber benefícios como seguro-desemprego, ter filho matriculado na rede municipal, ter entre 18 e 59 anos, entre outros. Critérios de desempate também são aplicados na seleção.

Informações Importantes:

Datas de Comparecimento e Locais Disponíveis:

As candidatas convocadas devem comparecer em uma das 13 unidades do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate) nos dias 14, 16, 17 e 21 de novembro, das 8h às 16h. Os locais disponíveis incluem:

  1. Cate Central: Av. Rio Branco, 252
  2. Cate Interlagos: Av. Interlagos, 6122
  3. Cate Cidade Ademar: Av. Yervant Kissajikian, 416
  4. Cate Parelheiros: Estrada Ecoturística de Parelheiros, 5252
  5. Cate Santo Amaro: Praça Floriano Peixoto, 54
  6. Cate Pirituba: Av. Dr. Felipe Pinel, 12
  7. Cate Perus: Rua Ylídio Figueiredo, 349
  8. Cate Jaraguá: Estrada de Taipas, 990
  9. Cate Brasilândia: Av. João Marcelino Branco, 95
  10. Cate Itaquera: Rua Augusto Carlos Bauman, 851
  11. Cate Itaim Paulista: Av. Marechal Tito, 3012
  12. Cate Guaianases: Rua Hipólito de Camargo, 479
  13. Cate Sapopemba: Av. Sapopemba, 9064

Documentos Necessários:

As pré-selecionadas devem levar os seguintes documentos para a confirmação dos dados fornecidos no cadastro online:

  • RG original e cópia simples
  • CPF original e cópia simples
  • Carteira de trabalho e cópias das páginas com a foto e o último emprego
  • Comprovante de residência