São Paulo responde ao calor com operação altas temperaturas: atendimentos superam 120 mil

agua calor sp
Prefeitura de SP/Divulgação

A recente onda de calor em São Paulo, que começou em 10 de novembro, desencadeou uma resposta significativa da Prefeitura com a Operação Altas Temperaturas (OAT). Nas últimas semanas, as tendas da OAT prestaram 128.001 atendimentos e distribuíram 283.990 itens para aliviar os efeitos do calor na saúde da população, com um foco especial em indivíduos em situação de vulnerabilidade e seus animais de estimação.

No dia da Proclamação da República, com temperaturas atingindo 37°C na Freguesia do Ó e 31°C em Parelheiros, as equipes da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) realizaram 23.065 atendimentos e distribuíram 63.359 itens. A distribuição total incluiu 130.478 garrafas de água, 59.635 frutas, 34.677 sucos, 56.480 copos d’água e 2.720 bonés. Bebedouros da Sabesp também estão disponíveis para o público e animais.

As tendas da OAT, semelhantes à Operação Baixas Temperaturas, funcionam desde 20 de setembro e continuarão até 31 de março de 2024. Localizadas em pontos estratégicos da cidade, as tendas oferecem um refúgio com sombra, cadeiras e água, das 10h às 16h.

Lista de Endereços das Tendas:

  • Região Central: Praça da República e Praça Marechal Deodoro;
  • Região Sul: Santo Amaro (Praça Floriano Peixoto, 54) e Capela do Socorro (Praça José Boemer Roschel);
  • Região Norte: Santana (Avenida Cruzeiro do Sul, 3.180) e Vila Maria (Praça Novo Mundo);
  • Região Leste: Guaianases (Praça Presidente Getúlio Vargas, s/n), Itaquera (Avenida Musgo de Flor com Avenida Imperador, embaixo do viaduto Jacu Pêssego) e Mooca (Praça Cid José da Silva Campanella);
  • Região Oeste: Lapa (Rua do Curtume, s/n – esquina com Guaicurus).

Além do atendimento a pessoas, a Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ) e a Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap) atenderam 551 animais até o momento.

A cidade também conta com a maior rede socioassistencial da América Latina, com 24 mil vagas de acolhimento e núcleos de convivência para pessoas em situação de rua.

O CGE alerta para a possibilidade de chuvas fortes e generalizadas no sábado (18), potencializando riscos de ventos fortes, descargas elétricas e alagamentos. As equipes da Prefeitura estão de prontidão para eventuais emergências.