A Prefeitura de São Paulo deu mais um passo importante em seu compromisso com a educação infantil, inaugurando nesta segunda-feira (27) o Centro de Educação Infantil (CEI) Ismael Ivo, localizado na Vila Prudente, Zona Leste da cidade. Esta é a 13ª unidade escolar das 45 planejadas para entrega até 2024, reforçando o objetivo da gestão municipal de manter zerada a fila para creches na cidade.
O CEI Ismael Ivo, que recebeu um investimento de R$4,9 milhões, é estruturado para atender até 200 crianças de zero a três anos. A unidade conta com seis salas de minigrupos, três berçários, brinquedoteca, solário, duas salas de banho e troca, lactário, cozinha, refeitório, além de espaços para coordenação e professores. Além disso, o local foi planejado seguindo normas de acessibilidade e sustentabilidade, incluindo elevador, rampas de acesso, sinalização em braile, playground e sanitários acessíveis, assim como sistemas de água de reuso e placas solares.
O prefeito Ricardo Nunes destacou o significado dessa inauguração, não apenas pela infraestrutura, mas também pelo simbolismo de homenagear Ismael Ivo, figura icônica da dança brasileira e nativo da região. A secretária da Cultura, Marília Marton, também ressaltou a inspiração que Ismael Ivo representa para as crianças da cidade.
A Secretaria Municipal de Educação, através do secretário Fernando Padula, enfatizou a importância do atendimento na primeira infância, uma fase crucial no desenvolvimento infantil.
Além disso, a Prefeitura de São Paulo celebra o sucesso em manter a fila de espera por vagas em creches zerada pelo terceiro ano consecutivo, uma conquista alcançada através de parcerias com Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e da ampliação de vagas nos CEIs existentes. Atualmente, mais de 350 mil crianças estão matriculadas nos CEIs da cidade.