Consulta e pagamento do IPTU 2024 em São Paulo: Guia completo online

Foto: Governo de SP

A Prefeitura de São Paulo abriu a consulta para os valores do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2024, permitindo aos moradores da cidade verificar os montantes e efetuar pagamentos online. Este processo começou nesta segunda-feira (15/1) e pode ser realizado através do site oficial da Prefeitura, disponível em www.prefeitura.sp.gov.br/iptu2024.

Etapas para Consulta e Pagamento Online:

  1. Acesso ao Site: Os contribuintes devem visitar o site www.prefeitura.sp.gov.br/iptu2024 para consultar e emitir a guia de pagamento.
  2. Notificações Impressas: A partir de quinta-feira (18/1), as notificações impressas do IPTU 2024 serão enviadas, com vencimentos estipulados até 15 de fevereiro.
  3. Pagamento à Vista com Desconto: Aqueles que optarem pelo pagamento integral à vista receberão um desconto de 3% no tributo.
  4. Uso do PIX para Pagamento: Em 2024, será possível pagar o IPTU via PIX. Para isso, é necessário acessar o site específico iptu.prefeitura.sp.gov.br e seguir as instruções para gerar a guia de pagamento com código PIX.

Orientações Importantes para Uso do PIX:

  • Certifique-se de que o beneficiário do pagamento seja a Secretaria Municipal da Fazenda (CNPJ: 46.392.130/0001-18).
  • Verifique se a instituição emissora do QR Code é o Banco Bradesco S/A.

Alternativas para Pagamento do IPTU 2024:

  • O IPTU pode ser pago em terminais de autoatendimento, internet banking dos bancos conveniados, guichês de caixa e lotéricas.
  • Os contribuintes que optarem pelo débito automático e já tinham essa modalidade nos anos anteriores continuarão com a mesma configuração em 2024.

Facilidades e Recursos Online:

  • No hotsite IPTU 2024, a Prefeitura disponibiliza um tutorial “Explicando o IPTU”, além de outras ferramentas úteis, como a “Entenda a Cartela do IPTU”.
  • O site centraliza informações sobre o imposto, formas de pagamento, isenções e respostas a dúvidas frequentes.

 

O processo de consulta e pagamento do IPTU 2024 em São Paulo é simplificado pela disponibilidade de serviços online, oferecendo aos contribuintes uma maneira conveniente e eficiente de cumprir com suas obrigações fiscais.