Confira agora: Passo a Passo para consultar e pagar seu IPTU 2024 em São Paulo

Foto: Governo de SP

Moradores de São Paulo já podem realizar a consulta online dos valores do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para o ano de 2024. A Prefeitura de São Paulo disponibilizou a opção de consulta e emissão da segunda via do imposto através do site oficial www.prefeitura.sp.gov.br/iptu2024. Este serviço entrou em vigor a partir de 15 de janeiro.

A partir de 18 de janeiro, a Prefeitura começa a enviar as notificações impressas do IPTU 2024. O prazo de envio se estende até 15 de fevereiro, dependendo da data de vencimento de cada contribuinte. Para aqueles que optaram por receber as notificações através de administradoras, o vencimento da primeira parcela ou cota única será em 20 de março. Contribuintes isentos receberão suas notificações a partir de 26 de fevereiro.

Diferentemente dos anos anteriores, em 2024 não ocorrerá o envio mensal de boletos de pagamento para aqueles que não optarem pelo pagamento à vista. Esses contribuintes receberão um único formulário contendo todos os boletos das parcelas restantes, que poderão ser pagos mensalmente.

Para incentivar o pagamento à vista, a Prefeitura de São Paulo oferece um desconto de 3% no valor do IPTU. Além disso, o pagamento integral evita o risco de esquecimento das parcelas mensais, o que poderia resultar em acréscimos moratórios.

Uma novidade deste ano é a opção de pagamento via PIX. Os contribuintes que escolherem esta modalidade devem emitir a guia de pagamento no site oficial da Secretaria Municipal da Fazenda iptu.prefeitura.sp.gov.br, garantindo que o pagamento seja feito diretamente para a conta da Secretaria Municipal da Fazenda, com o CNPJ 46.392.130/0001-18, e o Banco Bradesco como instituição emissora do QR Code.

Além do PIX, o IPTU 2024 pode ser pago em terminais de autoatendimento, internet banking dos bancos conveniados, guichês de caixa e lotéricas. Para esses canais, é necessário o documento impresso ou o número de cadastro do imóvel. A opção de débito automático também está disponível, continuando válida para quem já a escolheu nos anos anteriores.

Para auxiliar os contribuintes, a Secretaria da Fazenda disponibiliza no hotsite IPTU 2024 um tutorial “Explicando o IPTU”, além de outras informações úteis sobre formas de pagamento e esclarecimentos de dúvidas frequentes.

Em caso de dúvidas adicionais, os moradores podem entrar em contato com os canais de atendimento da Prefeitura pelo Portal SP156.