Carnaval em São Paulo serviços municipais rodízio suspenso vacinação e parques abertos

transito sp ipva
Trânsito na Bela Vista, em São Paulo. Rovena Rosa/Agência Brasi

Durante o Carnaval, São Paulo ajusta o funcionamento de serviços municipais para acomodar as festividades e as necessidades dos cidadãos. Com a suspensão do Rodízio Municipal de Veículos de segunda (12) a quarta-feira (14), a capital paulista facilita a mobilidade durante o período. As subprefeituras retomarão as atividades na Quarta-Feira de Cinzas, a partir do meio-dia, marcando um breve intervalo em seu funcionamento usual.

Serviços de Saúde e Vacinação
Unidades de saúde adaptam seus horários em resposta ao ponto facultativo, mantendo abertas AMAs, AMAs/UBSs Integradas para vacinação, e os Hospitais e Prontos-socorros Municipais. Na quarta-feira (14), as UBSs retornam ao horário normal a partir das 12h.

Transporte e Mobilidade
Além do rodízio para carros estar suspenso, o rodízio de veículos pesados e a Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) permanecem em vigor. A SPTrans ajustará o atendimento em seus postos, observando horários especiais durante o Carnaval e retomando a normalidade na Quarta-Feira de Cinzas.

Turismo e Lazer
Para turistas e moradores, serão disponibilizados guias de turismo nos circuitos de desfiles e no Sambódromo. As Centrais de Informação Turística operarão normalmente, assim como os Centros Esportivos Municipais e os parques, que terão horários especiais devido aos desfiles de blocos.

Desenvolvimento Econômico e Trabalho
Os serviços de apoio ao trabalho e empreendedorismo, como o Cate e as Teias, pausarão suas atividades na segunda e terça-feira de Carnaval, com retorno programado para a Quarta-Feira de Cinzas.

Cultura, Educação, e Mais
Equipamentos culturais e escolas municipais observarão pausas em suas atividades, enquanto os CEUs manterão espaços abertos para atividades culturais, esportivas e de lazer. A assistência social manterá serviços essenciais operando, com outros retomando após o feriado.

Direitos Humanos e Tecnologia
Serviços focados em direitos humanos e inclusão social também ajustarão seus horários, enquanto a Central de Atendimento SP156 funcionará sem interrupções.

Planejamento Urbano e Fazenda
A Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento e o Centro de Atendimento da Fazenda suspenderão o atendimento ao público, retomando na Quarta-Feira de Cinzas.

Este Carnaval promete ser um período de festividades acompanhado de serviços municipais adaptados para garantir a segurança, saúde e bem-estar dos paulistanos.