Estação Luz da CPTM inaugura ‘Espaço Maternidade’ para mães e bebês

estação luz da cptm inaugura 'espaço maternidade
Governo de São Paulo

O Governo de São Paulo, em uma ação conjunta das Secretarias de Políticas para a Mulher e dos Transportes Metropolitanos, inaugurou o primeiro Espaço Maternidade na estação Luz da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Este projeto piloto, uma iniciativa pioneira no sistema metroferroviário paulista, visa acolher mães e bebês em trânsito, promovendo um ambiente seguro e confortável para amamentação e ordenha de leite materno.

Cristiane Freitas, primeira-dama e presidente do Fundo Social de São Paulo, destacou a importância do espaço como um símbolo de cuidado e apoio às mulheres que equilibram responsabilidades familiares, trabalho e deslocamento. Sonaira Fernandes, reforçando o objetivo do espaço, mencionou que ele é projetado para atender e cuidar de todas as mulheres, especialmente gestantes e mães que utilizam o transporte público.

O Espaço Maternidade é uma estrutura de 56m² localizada na Plataforma 5 da Estação da Luz, acessível através do local de acesso ao Expresso Aeroporto. Projetado com base nos preceitos do desenho universal, atende às normas de acessibilidade e segurança, oferecendo poltronas e mesas para lactação, trocadores, brinquedoteca, copa equipada com micro-ondas, cadeirões de refeição, filtro de água e sanitários acessíveis.

Além de proporcionar um ambiente de acolhimento e conforto para a amamentação e cuidados com o bebê, o espaço visa humanizar o processo de amamentação em locais públicos e incentivar a doação de leite materno, abordando a importância desse gesto para a saúde dos bebês na faixa etária de 1 a 24 meses.