Prefeitura de São Paulo inaugura centro de esterilização para pets e impulsiona controle populacional

prefeito inaugura centro de esterilização de cães e gatos na zona sul
Prefeitura de SP/Divulgação

A Prefeitura de São Paulo, liderada pelo prefeito Ricardo Nunes, marcou um avanço significativo para o bem-estar animal na cidade com a inauguração do Centro de Controle Populacional Animal (CCPA) nesta sexta-feira (1º). O centro, uma colaboração com a ONG Ampara Animal, visa a castração gratuita de cães e gatos, começando suas operações na próxima segunda-feira (04). Inicialmente, espera-se atender 150 animais por mês, com planos de expandir a capacidade para até 1.000 procedimentos mensais.

Este movimento reforça São Paulo como uma cidade pioneira no cuidado animal, investindo anualmente R$ 14,3 milhões no Programa de Controle Reprodutivo. Desde 2001, mais de 1,5 milhão de animais foram esterilizados, demonstrando um compromisso contínuo com a saúde e segurança dos pets urbanos.

“Não é só fazer a castração. É fazer utilizando tudo que temos de melhor em tecnologia e qualidade dos profissionais”, disse o prefeito Ricardo Nunes, enfatizando a excelência do novo centro.

O programa abrange várias modalidades de atendimento, desde clínicas conveniadas a castramóveis que visam atender as áreas mais carentes da cidade, até parcerias com ONGs para facilitar o acesso ao serviço. A iniciativa visa não apenas o controle populacional, mas também a promoção da saúde pública e o bem-estar animal.

Para os residentes de São Paulo interessados em castrar seus pets, o processo de agendamento é facilitado pelo Portal SP 156. O cadastro simples e o envio de documentos necessários pelo sistema garantem um processo sem complicações.

O CCPA não apenas destaca São Paulo no cenário global como um modelo de cuidado animal, mas também serve como um lembrete da importância da responsabilidade pet entre os cidadãos.