Domingão Tarifa Zero aumenta em 31% o número de passageiros aos domingos em São Paulo

tarifa zero onibus
Prefeitura de São Paulo

O programa Domingão Tarifa Zero, que permite a utilização gratuita dos ônibus municipais de São Paulo aos domingos, comemora três meses de operação neste 17 de março, registrando um aumento significativo de mais de 31% no número de passageiros transportados, comparado à média de domingos do ano anterior, antes da iniciativa. Os dados são da SPTrans, órgão responsável pelo sistema de transporte público por ônibus na cidade.

Desde o início do programa, em 17 de dezembro do ano passado, mais de 42 milhões de passageiros foram transportados gratuitamente, superando os números pré-pandemia, que giravam em torno de 2,8 milhões de passageiros aos domingos. A medida foi anunciada pelo prefeito Ricardo Nunes como uma forma de incentivar a população a explorar e desfrutar da cidade, acessando parques, centros culturais e esportivos, além de visitar o Centro e familiares sem custo.

A gratuidade foi estendida para os feriados de Natal, Ano Novo e o aniversário de São Paulo, com o objetivo de promover o uso do transporte público, ampliar o acesso ao lazer e aos eventos culturais, além de contribuir para a economia local e a geração de empregos.

As dez linhas de ônibus mais utilizadas nesse dia da semana são aquelas que servem à periferia da cidade, destacando a importância social do Domingão Tarifa Zero. Entre elas estão rotas que ligam extremos da cidade, como Itaquera ao Terminal Parque Dom Pedro II e Campo Limpo à Praça Ramos de Azevedo.

Perguntas frequentes sobre o programa esclarecem que a gratuidade é válida para todos os passageiros, das 0h às 23h59 de cada domingo, e é necessário o uso do Bilhete Único, mesmo que a tarifa não seja cobrada. A Prefeitura estima abrir mão de aproximadamente R$ 283 milhões em tarifas anuais com a implementação da medida.

O Domingão Tarifa Zero aplica-se exclusivamente aos ônibus municipais, sem incluir trens, metrô ou ônibus intermunicipais. A iniciativa permite viagens ilimitadas aos domingos, promovendo assim maior mobilidade urbana sem custos para os usuários.