O primeiro trem da Linha 17-Ouro, transportado pelo navio “Kong Que Song”, chega ao Porto de Santos na manhã deste sábado (29). A composição, que faz parte de um lote de 14 unidades encomendadas pelo Metrô junto à BYD, será desembarcada e passará por liberação aduaneira antes de seguir para São Paulo.
Processo de transporte e montagem
Após a liberação aduaneira, o trem será transportado até o Pátio Água Espraiada, onde passará pela montagem final e por testes de segurança. Estes procedimentos são essenciais para garantir a certificação necessária para a operação.
O navio partiu do Porto de Zhangjiagang, na região de Xangai, China, em 15 de maio. A segunda unidade está em fase de fabricação e deverá chegar ao Brasil ainda este ano, com as demais entregas previstas para 2025.
Características do trem
Os trens da Linha 17-Ouro foram projetados para operação automática (UTO) e utilizam tecnologia de Sistema de Controle de Monitoramento de Trens (TCMS) e sinalização CBTC. Cada trem é composto por cinco carros, com capacidade total para 616 passageiros. As composições possuem ar-condicionado, iluminação LED, câmeras de vigilância, sistema de detecção e combate a incêndio, e comunicação audiovisual para os passageiros.
Os carros de extremidade possuem 13,5 metros de comprimento e os intermediários, 10 metros, totalizando 60,8 metros de comprimento. O monotrilho opera sobre vigas de concreto e possui uma velocidade operacional de 80 km/h.
Implantação da Linha 17-Ouro
O Metrô retomou a construção da Linha 17-Ouro em setembro do ano passado, com mais de mil pessoas envolvidas nas obras. Recentemente, a empresa concluiu o lançamento de vigas para a via de operação comercial e está avançando na fabricação de estruturas metálicas e na instalação de sistemas elétricos.
A obra bruta está prevista para ser concluída até o final de 2025, com a abertura da linha planejada para 2026. A Linha 17-Ouro ligará o Aeroporto de Congonhas à rede de transporte sobre trilhos, beneficiando cerca de 100 mil pessoas diariamente.