O primeiro trem da Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo chegou ao Pátio Água Espraiada neste domingo (8). Fabricado na China, o trem foi transportado em uma operação especial que envolveu mais de 40 profissionais e veículos de grande porte. A linha ligará o Aeroporto de Congonhas à estação Morumbi da Linha 9-Esmeralda, com um trajeto de aproximadamente 70 km coberto ao longo da madrugada para evitar impactos no trânsito.
O governador Tarcísio de Freitas celebrou a chegada da composição como um marco importante na otimização da mobilidade urbana e no cumprimento de obras que se arrastavam por mais de 12 anos. “Estamos tirando ideias do papel e dando continuidade a projetos parados, garantindo um futuro mais eficiente para a mobilidade de São Paulo”, destacou o governador.
Próximos passos e funcionamento da Linha 17-Ouro
Com a chegada do trem, os próximos 30 dias serão dedicados à montagem da composição, seguida por testes estáticos e dinâmicos para garantir a segurança da operação. Marco Antonio Assalve, Secretário dos Transportes Metropolitanos, informou que esse é o primeiro dos 14 trens que irão operar na Linha 17-Ouro, que contará com oito estações e transportará mais de 90 mil passageiros por dia.
Os trens da linha são equipados com tecnologia de operação automática (UTO), além de sistemas avançados de sinalização via rádio digital (CBTC), permitindo intervalos menores entre as composições e maior eficiência no serviço. Cada trem terá cinco carros, com capacidade para 616 passageiros, incluindo assentos prioritários e espaços adaptados para pessoas com deficiência.
Características e inovação do sistema de transporte
Os trens são projetados para operar com total acessibilidade, contando com ar-condicionado, iluminação LED, câmeras de vigilância, e janelas panorâmicas para uma melhor visualização do trajeto. As composições também possuem uma tecnologia de segurança que, em caso de falha no fornecimento de energia, permite que o trem chegue até a próxima estação com baterias de reserva.
A Linha 17-Ouro vai operar sobre uma viga de concreto de 800mm de largura e alcançará velocidades de até 80 km/h. Com isso, a expectativa é que a linha se torne uma alternativa ágil para quem transita entre a zona sul de São Paulo e a região de Morumbi, melhorando significativamente a mobilidade na cidade.