Primeiro trem da Linha 17-Ouro chega a São Paulo e inicia testes para conectar Congonhas à estação Morumbi

Sofia Mendes
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Foto: Governo de SP/Divulgação

O primeiro trem da Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo chegou ao Pátio Água Espraiada neste domingo (8). Fabricado na China, o trem foi transportado em uma operação especial que envolveu mais de 40 profissionais e veículos de grande porte. A linha ligará o Aeroporto de Congonhas à estação Morumbi da Linha 9-Esmeralda, com um trajeto de aproximadamente 70 km coberto ao longo da madrugada para evitar impactos no trânsito.

O governador Tarcísio de Freitas celebrou a chegada da composição como um marco importante na otimização da mobilidade urbana e no cumprimento de obras que se arrastavam por mais de 12 anos. “Estamos tirando ideias do papel e dando continuidade a projetos parados, garantindo um futuro mais eficiente para a mobilidade de São Paulo”, destacou o governador.

Próximos passos e funcionamento da Linha 17-Ouro

Com a chegada do trem, os próximos 30 dias serão dedicados à montagem da composição, seguida por testes estáticos e dinâmicos para garantir a segurança da operação. Marco Antonio Assalve, Secretário dos Transportes Metropolitanos, informou que esse é o primeiro dos 14 trens que irão operar na Linha 17-Ouro, que contará com oito estações e transportará mais de 90 mil passageiros por dia.

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Foto: Governo de SP/Divulgação

Os trens da linha são equipados com tecnologia de operação automática (UTO), além de sistemas avançados de sinalização via rádio digital (CBTC), permitindo intervalos menores entre as composições e maior eficiência no serviço. Cada trem terá cinco carros, com capacidade para 616 passageiros, incluindo assentos prioritários e espaços adaptados para pessoas com deficiência.

Características e inovação do sistema de transporte

Os trens são projetados para operar com total acessibilidade, contando com ar-condicionado, iluminação LED, câmeras de vigilância, e janelas panorâmicas para uma melhor visualização do trajeto. As composições também possuem uma tecnologia de segurança que, em caso de falha no fornecimento de energia, permite que o trem chegue até a próxima estação com baterias de reserva.

A Linha 17-Ouro vai operar sobre uma viga de concreto de 800mm de largura e alcançará velocidades de até 80 km/h. Com isso, a expectativa é que a linha se torne uma alternativa ágil para quem transita entre a zona sul de São Paulo e a região de Morumbi, melhorando significativamente a mobilidade na cidade.

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