Metrô e CPTM terão horário diferenciado no Natal e Réveillon; veja o que muda

Rafael Mendonça
2 leitura mínima
Na segunda-feira, as linhas do Metrô circularão no mesmo esquema de dias úteis. Foto: Pablo Jacob/Governo de SP

A capital paulista deve enfrentar fortes chuvas entre quinta-feira (26) e sexta-feira (27), com possibilidade de alagamentos, inundações e deslizamentos de terra em áreas vulneráveis. O alerta foi emitido pelo Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo.

Segundo o CGE, o aumento no volume de chuvas está relacionado à formação da primeira Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) deste verão, que começou no último sábado (21). O fenômeno, que alinha uma banda de nuvens desde o norte do país a uma frente fria no litoral sudeste, costuma trazer precipitações volumosas e persistentes.

Previsão para os próximos dias

  • 24 de dezembro (véspera de Natal): Céu encoberto e chuviscos durante a madrugada e manhã, alternando com curtos períodos de sol à tarde. A mínima será de 19°C e a máxima de 25°C, com umidade do ar variando entre 65% e 95%.
  • 25 de dezembro (Natal): A madrugada começa nublada, com mínima de 19°C. O dia será de sol entre nuvens e aumento gradual das temperaturas, atingindo máxima de 28°C. Durante a tarde e à noite, são esperadas pancadas de chuva, que podem provocar alagamentos.

Entre quinta-feira e sexta-feira, as chuvas podem ser ainda mais intensas devido à atuação da ZCAS. A Defesa Civil estadual destaca que as regiões mais suscetíveis a deslizamentos e inundações incluem o Litoral Norte, Vale do Paraíba, Litoral Sul, a capital, a Região Metropolitana de São Paulo, além das regiões de Campinas, Sorocaba e Bauru.

As autoridades recomendam atenção redobrada em áreas de risco, como encostas e margens de rios, além de evitar o trânsito em locais alagados durante as tempestades. A Defesa Civil reforça a importância de acompanhar atualizações sobre o tempo e alertas meteorológicos.

Compartilhe este artigo