O primeiro trem da Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo completou nesta segunda-feira (13) seu primeiro trajeto de testes, saindo do Pátio Água Espraiada e chegando à estação Washington Luís. A movimentação marcou uma etapa crucial no processo de comissionamento da composição, que avalia a segurança e o funcionamento técnico do sistema.
Etapas do deslocamento
Durante o percurso de 1.200 metros, a composição, movida pelas baterias internas, superou uma altura de 15 metros para alcançar as vias da estação. Técnicos do projeto realizaram inspeções em itens como tração, freios, engates e suspensão, além de avaliar as condições das vias e dos aparelhos de mudança de via (AMVs).
A próxima fase será o comissionamento, que incluirá a primeira viagem teste pela via futura de operação comercial, no trecho entre as estações Washington Luís e Brooklin, com previsão de início ainda no primeiro trimestre deste ano.
Inovação e tecnologia
O trem da Linha 17-Ouro foi projetado para operar de forma totalmente automatizada, utilizando o sistema UTO (Unattended Train Operation) integrado à tecnologia CBTC (Controle de Trens Baseado em Comunicação). Esse sistema permite intervalos menores entre os trens com maior eficiência e segurança.
Com cinco carros e 60,8 metros de comprimento, cada composição pode transportar até 616 passageiros. Além de itens como ar-condicionado, iluminação LED e áreas acessíveis, o trem conta com baterias que permitem movimentação autônoma de até 8 km em casos de falha energética.
Avanços na implantação da linha
A Linha 17-Ouro conectará o Aeroporto de Congonhas à Estação Morumbi da Linha 9-Esmeralda, integrando-se à Linha 5-Lilás do Metrô. O trecho inicial terá 6,7 km de extensão operacional, atendendo cerca de 100 mil passageiros por dia.
A segunda composição da frota já está no Brasil e aguarda liberação para transporte ao Pátio Água Espraiada, onde será montada e submetida a testes. A previsão é que a Linha 17-Ouro esteja concluída e em operação até 2026.