Trecho de 17,6 km terá 15 estações e deve atender mais de 600 mil pessoas por dia quando estiver pronto
O Metrô de São Paulo publicou nesta segunda-feira (24) o edital de licitação para as obras da futura Linha 19-Celeste, que vai ligar Guarulhos ao centro da capital paulista, com término na estação Anhangabaú. A contratação prevê o projeto executivo e as obras civis de todo o trecho, que terá 17,6 km de extensão e 15 estações, além de poços de ventilação, saídas de emergência e um pátio de manutenção.
A previsão do Governo de São Paulo é iniciar o projeto executivo ainda este ano e começar as obras em 2026. O prazo estimado de conclusão é de 75 meses, ou seja, pouco mais de 6 anos após o início da construção.
Conexão direta entre Guarulhos e São Paulo
A nova linha será a primeira do Metrô a atender diretamente Guarulhos, segunda cidade mais populosa do estado. Ao todo, cinco das quinze estações estarão localizadas no município: Bosque Maia, Guarulhos-Centro, Vila Augusta, Dutra e Itapegica. A expectativa é que a linha transporte cerca de 630 mil passageiros por dia, reduzindo em até uma hora o tempo de deslocamento para quem precisa sair de Guarulhos rumo ao centro de São Paulo.
Estações e conexões com outras linhas
A linha 19-Celeste também será interligada com outras três linhas do metrô: Linha 1-Azul (São Bento), Linha 2-Verde (na futura estação Dutra) e Linha 3-Vermelha (Anhangabaú). Além das estações, o edital prevê:
-
18 poços de ventilação e emergência (VSE);
-
Reforma nas estações São Bento e Anhangabaú para integração;
-
Instalação de escadas rolantes, elevadores, sistemas de iluminação, detecção de incêndio, bombas e painéis elétricos.
Esta é a lista completa das estações:
Bosque Maia, Guarulhos-Centro, Vila Augusta, Dutra, Itapegica, Jardim Julieta, Vila Sabrina, Cerejeiras, Santo Eduardo, Vila Maria, Catumbi, Silva Teles, Cerealista, São Bento e Anhangabaú.