Pavinatto atinge marca de 50 mil livros vendidos com obra sobre Lampião

pavinatto bate a marca de 50 mil livros vendidos com lançamento sobre falso heroísmo de lampião
Divulgação

O jurista, professor e jornalista Tiago Pavinatto celebrou a venda de 50 mil exemplares do livro “Da Silva: a Grande Fake News da Esquerda”. Publicado pela editora Almedina Brasil, o livro sustenta uma posição de destaque entre os mais vendidos do país há semanas. Em um momento que contradiz o pessimismo sobre os hábitos de leitura dos brasileiros, essa conquista foi reconhecida com uma placa simbólica entregue durante o programa “Os Tremas nos Us”, apresentado por Pavinatto no YouTube.

Na obra, Pavinatto explora a vida de Virgulino Ferreira da Silva, conhecido como Lampião, apresentando-o não como um herói, mas como “terrorista mercenário que extorquia os ricos e causava terror aos pobres”. Por meio de análises detalhadas e respaldadas por documentos, o autor desvenda as ações do cangaceiro e a extensão dos seus crimes.

A campanha de lançamento do livro foi um sucesso. Iniciada em São Paulo, a turnê passou por diversas cidades, incluindo Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, Goiânia e Brasília. Notavelmente, em Brasília, o evento contou com a participação do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro.

Sinopse do livro: “Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, é desmistificado nesta obra. Descrito não como um herói ou vingador, mas como um mercenário que explorava e aterrorizava os mais vulneráveis. Sua imagem de herói, segundo Pavinatto, foi construída por ideologias políticas na década de 1920, apresentando-o de forma distorcida. A obra aborda essa representação e questiona as motivações por trás dela.”