O Prêmio São Paulo de Literatura, uma das mais prestigiadas honrarias literárias do Brasil, celebra seu 16º aniversário com a revelação dos ganhadores das categorias “Melhor Romance do Ano de 2022” e “Melhor Romance de Estreia do Ano de 2022”. A cerimônia de premiação, que oferece a maior recompensa em dinheiro individual no país, totalizando R$ 200 mil, será realizada no dia 27 de novembro, às 19h30, na Biblioteca Parque Villa-Lobos.
Este ano, o prêmio atraiu um número recorde de 453 inscrições, provenientes de várias regiões do Brasil e de países como Alemanha, Angola, Argentina, Chile, Espanha, Estados Unidos, França, Inglaterra, Israel, Itália, Portugal, Rússia e Suíça. Os finalistas foram selecionados por um júri especializado, composto por renomados nomes da literatura e crítica literária.
Os livros finalistas disputam em duas categorias. Para o “Melhor Romance do Ano de 2022”, os concorrentes incluem obras notáveis como “Viúvas de sal” de Cinthia Kriemler e “Beatriz e o poeta” de Cristovão Tezza. Na categoria “Melhor Romance de Estreia do Ano de 2022”, destacam-se “Tinta branca” de Alexandre Alliatti e “Luminol” de Carla Piazzi, entre outros.
Os vencedores, além de receberem a estatueta e o prêmio em dinheiro, terão a oportunidade de representar o Prêmio São Paulo de Literatura na Feira Internacional do Livro de Guadalajara em 2024 e participar do projeto Viagem Literária.
Marília Marton, Secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, destaca a importância do prêmio: “A literatura é um relato intemporal das experiências humanas, uma ponte que conecta gerações, culturas e almas. A celebração dos ganhadores é também uma celebração da cultura em si.”