Ensino médio paulista introduz opções de formação técnica em 2024

Rafael Mendonça
Foto: Governo de São Paulo/Divulgação

A partir do próximo ano letivo, estudantes da 2ª série do Ensino Médio terão a opção de cursar disciplinas do Itinerário Formativo na modalidade Ensino Técnico. Esta novidade estará disponível em mais de 1.200 unidades escolares da rede estadual, abrangendo a capital, região metropolitana, litoral e interior. As diretrizes do Programa Educação Profissional Paulista foram divulgadas no Diário Oficial de 22 de agosto, detalhando as regras para seleção de escolas, alunos e autorização de novos cursos.

Cursos Disponíveis e Seus Eixos

Para 2024, a previsão é de 10 opções de cursos, com duração entre 1.000h a 1.200h. Estes incluem administração, agronegócio, ciências de dados, desenvolvimento de sistemas, apoio pedagógico na educação básica, enfermagem, farmácia, hospedagem, logística e vendas. Todos estão alinhados aos eixos tecnológicos do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos – CNCT. Notavelmente, Ciência de Dados e Apoio Pedagógico na Educação Básica serão ofertados experimentalmente.

Processo de Seleção e Interesse dos Estudantes

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) conduziu uma consulta entre março e julho para determinar o interesse dos alunos pelo Itinerário Técnico. Como resultado, 57% dos estudantes da 1ª série do ensino médio expressaram interesse em seguir um curso técnico como itinerário formativo.

Parcerias e Ofertas Externas

Além das opções nas escolas estaduais, os alunos poderão optar por cursos em 33 unidades do Senai, graças a uma parceria inédita. Estes cursos incluem desenvolvimento de sistemas, redes de computadores, e muitos outros. A escolha e matrícula podem ser realizadas através do portal da SED ou diretamente nas secretarias escolares.

O Centro Paula Souza, que já oferece 671 turmas, continuará a colaborar na elaboração e construção curricular do itinerário técnico, em parceria com a Seduc-SP.

Matrículas para 2024

As inscrições para pré-matrícula e rematrícula devem ser feitas até 15 de setembro. A divulgação das escolas com vagas disponíveis será a partir de 11 de dezembro. Para inscrições e mais informações, acesse: Secretaria Escolar Digital (SED).

Share This Article