São Paulo abre inscrições para cursos técnicos em 2024: saiba como se inscrever

educação escola sp
Governo de SP

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) anunciou a abertura das inscrições para os cursos técnicos disponíveis para alunos da 1ª série do Ensino Médio. Os interessados têm até o próximo dia 21 para optar pelo Itinerário Técnico de sua preferência, visando o ano letivo de 2024.

Os cursos, que fazem parte do processo de matrícula e rematrícula da rede estadual de ensino, têm duração de dois anos, acompanhando os estudantes durante a 2ª e 3ª série. A oferta foi pensada de acordo com a demanda da rede estadual e as possibilidades de emprego após a formação, com carga horária variando entre 1.020 e 1.200 horas.

Opções de cursos e como escolher

Os alunos podem escolher entre uma variedade de cursos, incluindo apoio pedagógico na educação básica, ciência de dados, desenvolvimento de sistemas, hotelaria/hospedagem, logística e vendas. Todas as opções estão disponíveis no site do Ensino Médio Paulista, onde também é possível encontrar a lista completa das escolas que oferecem cada curso.

Além de escolher três opções de cursos técnicos, os estudantes devem indicar uma quarta opção em uma das áreas de itinerários formativos disponíveis, sendo elas exatas ou humanas.

Critérios de seleção

A seleção dos alunos levará em conta três critérios, cada um com igual peso: a média das notas em português e matemática da Prova Paulista nos dois primeiros bimestres de 2023, a média de frequência escolar durante o primeiro semestre e a menor distância entre a residência do aluno e a escola estadual escolhida.

Parceria com o Senai

De forma inédita, a Seduc-SP firmou uma parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), permitindo que os alunos optem por cursos em 33 unidades conveniadas do Senai em algumas regiões do estado. A lista completa dos cursos disponíveis pode ser encontrada no site do Ensino Médio Paulista, na seção “Itinerários Técnicos” — Cursos com Senai.

Inscrições

As inscrições para pré-matrícula e rematrícula devem ser feitas até o dia 21 de setembro. Para os alunos ingressantes na rede, a inscrição pode ser feita presencialmente em qualquer escola estadual ou no balcão de atendimento do Poupatempo. Já os alunos que já estão na rede devem acessar a plataforma Secretaria Escolar Digital (SED) para realizar a inscrição.

O resultado das matrículas será divulgado no dia 11 de dezembro, podendo ser consultado no portal da SED e na secretaria de cada escola.