Inauguração de EMEI na Zona Leste de São Paulo destaca infraestrutura sustentável

Rafael Mendonça
3 leitura mínima
Foto: Edson Lopes Jr./SECOM/PMSP

Na última quinta-feira (14), a Prefeitura de São Paulo inaugurou a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Lizele Angelina Fontana. Localizada na Zona Leste da capital, mais especificamente na Subprefeitura de Guaianases, a nova unidade é anexa ao Centro Educacional Unificado (CEU) Jambeiro. Com um investimento de R$ 8,2 milhões, a escola oferece 325 vagas para crianças de 4 e 5 anos e funcionará em período integral, das 7h às 15h.

A infraestrutura da EMEI, que abrange uma área de 3.270,00 m² distribuída em três pavimentos, foi projetada para promover o desenvolvimento integral das crianças. No térreo, estão situados espaços como cozinha, despensa, lavanderia, refeitório e berçários. Os pavimentos superiores abrigam salas de aula, brinquedoteca, sala de informática, além de áreas administrativas e de apoio pedagógico.

Visando o bem-estar e a segurança dos alunos, a escola conta com um parque infantil ao ar livre e uma quadra poliesportiva coberta, permitindo a realização de atividades recreativas e práticas pedagógicas protegidas do sol e da chuva. A sustentabilidade também é um dos pilares do projeto, que inclui sistemas de água de reúso e placas solares para aquecimento da água dos banheiros, além de atender às normas de acessibilidade universal, com a presença de elevador, rampas de acesso, piso tátil e sinalização em braile.

Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito Ricardo Nunes enfatizou a dupla importância do evento: proporcionar uma educação de qualidade para as crianças da região e homenagear Lizele Angelina Fontana, ex-diretora de uma unidade educacional do CEU, que dá nome à escola e que faleceu em 2021.

O secretário municipal de Educação, Fernando Padula, destacou a relevância do estímulo cerebral na primeira infância e a contribuição da nova unidade para a melhoria da qualidade de vida das crianças da região. “É muito importante ter cinco refeições, garantir a alimentação, ter todos os estímulos e as professoras na primeira infância, que vai da creche até a EMEI”, explicou.

A EMEI Lizele Angelina Fontana iniciará as aulas na segunda quinzena de outubro, marcando o começo de uma nova fase na educação infantil da região. Esta é a sexta das 45 novas escolas que serão entregues pela administração municipal até 2024, integrando as ações do programa Prefeitura Presente.

Compartilhe este artigo