A partir de 2025, os alunos da rede estadual de São Paulo terão mudanças na duração e carga horária das aulas, conforme anunciou a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP). As disciplinas terão 50 minutos de duração, em vez dos atuais 45 minutos, beneficiando alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio que estudam em período parcial nos turnos da manhã e da tarde.
Com o aumento de tempo, cada dia letivo contará com seis aulas para esses estudantes. A saída será ajustada para 12h20 no período matutino e 18h20 no vespertino. Segundo o secretário da Educação, Renato Feder, o novo tempo de aula favorece um melhor planejamento por parte dos professores e uma maior assimilação dos conteúdos pelos alunos.
Reforço em português e matemática
A nova organização também traz um reforço nas disciplinas de português e matemática. Alunos da 3ª série do Ensino Médio e do 9º ano do Ensino Fundamental terão mais duas aulas semanais focadas em orientação de estudos de matemática e de língua portuguesa, além do currículo regular. Essa medida visa garantir que os alunos estejam mais bem preparados nas áreas fundamentais.
Para o Ensino Médio, a matriz curricular será ajustada para se alinhar com a recente Política Nacional do Ensino Médio, com 2.400 horas de formação geral e 600 horas dedicadas a itinerários formativos. A carga de aulas de português terá um aumento de 78%, enquanto matemática terá um acréscimo de 33%. A Seduc-SP manterá as três áreas de itinerários formativos: exatas, humanas e técnico-profissional.
Educação financeira e redação na grade obrigatória
A disciplina de educação financeira, incluída no currículo estadual desde este ano, será obrigatória para o 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental, além das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. A proposta é educar os alunos sobre planejamento financeiro e a importância de construir uma relação saudável com o dinheiro. O componente de leitura e redação também será obrigatório para todas as séries dos anos finais do Ensino Fundamental, como parte das ações para fortalecer o aprendizado em português.
Calendário escolar de 2025
O calendário escolar para 2025 foi divulgado pela Seduc-SP. O primeiro semestre começa em 3 de fevereiro, e o recesso de meio de ano ocorrerá entre 1º e 20 de julho. As aulas seguem até 9 de dezembro, totalizando os 200 dias letivos exigidos pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB).