SP espera receber 2,1 milhões de visitantes no feriado e movimentar R$ 3,3 bilhões

praia litoral paulista
Foto: Governo de SP

O estado de São Paulo antecipa uma movimentação robusta no feriado prolongado da Independência. Conforme o Centro de Inteligência da Economia do Turismo do Governo de SP, estima-se que 2,1 milhões de visitantes percorram os municípios turísticos paulistas, resultando em um faturamento de R$ 3,3 bilhões entre quinta-feira (7) e domingo (10).

A ocupação média dos hotéis em todo o estado é projetada em 69%, mas esse número pode ser superado nas cidades costeiras, onde já se prevê uma ocupação de 87%. Com temperaturas mais altas esperadas a partir de sexta-feira (8), o turismo de lazer nas áreas rurais e litorâneas pode ganhar um impulso adicional.

“O feriado prolongado facilita viagens mais extensas, intensificando o turismo em todo o estado”, comentou Roberto de Lucena, secretário estadual de Turismo e Viagens.

O Vale do Ribeira, que tem registrado um aumento na atividade turística em 2023, projeta uma média de ocupação hoteleira de 86% em locais como Cananéia, Iguape e Sete Barras.

A metrópole de São Paulo também espera uma enxurrada de visitantes. O festival The Town, por exemplo, deve atrair em torno de 300 mil pessoas nos próximos dias. Além disso, destinos tradicionais como Pereira Barreto, focado no turismo de pesca na região de Araçatuba, e o Roteiro do Vinho em São Roque, na área de Sorocaba, sinalizam que a hospedagem está quase no limite para o feriado.

Em Sorocaba, Boituva, conhecida pelo turismo de aventura e passeios de balão, prepara-se para comemorar seu 86º aniversário com quatro dias de shows gratuitos. Já no Vale do Paraíba, a cidade de Cunha se destaca com o Festival do Queijo, antecipando uma ocupação hoteleira de 80% até o fim de semana.