A Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar, situada em Campinas, segue em uma nobre missão de arrecadar cabelos que serão transformados em perucas para mulheres em tratamento contra o câncer. A iniciativa, que é realizada em parceria com a ONG Cabelegria, permanece acolhendo doações e já integra as ações alusivas ao Outubro Rosa, período internacionalmente reconhecido pela campanha de conscientização sobre a detecção precoce do câncer de mama.
Para participar da campanha, o público pode doar mechas de cabelo com, no mínimo, 15 centímetros, independentemente da presença de química ou tintura nos fios. Para realizar a doação, é necessário lavar e secar o cabelo naturalmente, amarrá-lo em um rabo de cavalo, cortá-lo e acondicioná-lo em um saco plástico. A entrega deve ser feita na área de Humanização, localizada no prédio administrativo do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3772-5880.
A Cabelegria, ONG parceira na ação, foi fundada em 2013 por Mariana Robrahn e Mylene Duarte e tem como objetivo arrecadar cabelos, produzir e distribuir perucas para pacientes com câncer, seja por envio via Correios ou por meio de seus Bancos de Perucas, itinerantes e fixos. A organização permite que as beneficiadas escolham a peruca que mais se alinha à sua personalidade, oferecendo-as gratuitamente.
As ações como essas da Rede Mário Gatti e da Cabelegria não apenas proporcionam suporte estético para mulheres em tratamento oncológico, mas também ofertam acolhimento e fortalecimento, contribuindo para a autoestima e bem-estar durante uma etapa tão desafiadora da vida.