Governo de SP exige agilidade para religar energia e compensar afetados por apagões

tarcisio de freitas governador do estado
Governo de SP

Na segunda-feira (6), o Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, cobrou celeridade das concessionárias de energia na religação do fornecimento elétrico e na compensação para os consumidores afetados pelos recentes cortes de luz. O posicionamento ocorreu durante encontro no Palácio dos Bandeirantes, que contou com a presença do prefeito da capital, Ricardo Nunes, representantes da Aneel e diretores de empresas energéticas atuantes no estado.

Freitas enfatizou a importância de resolver prontamente os problemas causados pelas chuvas intensas e ventanias da última semana. Estes fenômenos meteorológicos extremos interromperam o serviço de energia para cerca de 4 milhões de endereços em São Paulo, deixando 315 mil ligações ainda sem luz até o momento. Além dos apagões, a crise energética acarretou falta de água em diversas áreas, impactando milhares de cidadãos e negócios locais.

O governador destacou a necessidade de um plano de contingência eficaz para futuras ocorrências, priorizando a população e os pequenos comerciantes mais atingidos pela falta de energia. De acordo com Freitas, a Aneel colaborará com as empresas para garantir que as compensações sejam feitas rapidamente. O plano especial de ressarcimento deverá ser desenvolvido em até 30 dias.

As autoridades estaduais e a Aneel também estão analisando a criação de planos de contingência para a infraestrutura elétrica, com o intuito de diminuir os danos de condições climáticas adversas. Uma das iniciativas em discussão é a padronização das políticas de manejo arbóreo em âmbito urbano, para o qual se espera a aprovação de um projeto de lei estadual.

O Governo do Estado ainda orientou as concessionárias a aprimorarem imediatamente os canais de comunicação com as administrações municipais, estadual e federal, além do atendimento ao consumidor e o relacionamento com a imprensa, para garantir eficiência e transparência em situações de crise.