Detran-SP convoca 400 aprovados de concurso público

detran sp
Divulgação/Detran-SP

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) anunciou na última sexta-feira (15) uma importante etapa no reforço de seu quadro funcional. Serão preenchidas 400 vagas permanentes, divididas igualmente entre Agentes e Oficiais Estaduais de Trânsito. Esta convocação vem do concurso público realizado em 2019, cujo prazo expiraria em 20 de dezembro.

Os selecionados, aprovados em um rigoroso processo seletivo, terão a missão de atender às crescentes demandas da população no âmbito do trânsito. Este movimento, coordenado em parceria com as Secretarias Estaduais de Gestão e Governo Digital (SGGD), da Fazenda e da Casa Civil, simboliza um avanço significativo na modernização e eficiência dos serviços oferecidos pelo órgão.

Os Agentes de Trânsito se dedicarão principalmente aos exames práticos de direção veicular, fiscalizações e atividades correlatas, alinhados às diretrizes de Integridade, Transparência e Melhora Contínua do Atendimento. Já os Oficiais de Trânsito ficarão encarregados de suporte administrativo, contribuindo para a hiperautomatização e transformação digital dos serviços prestados.

Eduardo Aggio, diretor-presidente do Detran-SP, ressalta que a contratação desses profissionais é um passo concreto rumo à inovação e melhoria contínua do atendimento ao público.

Para a nomeação dos novos servidores, o Detran-SP organizou uma força-tarefa que trabalhará até o dia 20 de dezembro. Os candidatos aprovados devem apresentar os documentos necessários à posse por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), respeitando o prazo e procedimentos estabelecidos.

A convocação prioriza a ordem de classificação no concurso e levará em consideração eventuais desistências. Os detalhes sobre a apresentação dos documentos e o processo de admissão, incluindo a inspeção médica necessária, são fundamentais para garantir a eficácia do processo.

 

SERVIÇO

Confira a seguir como os aprovados no concurso farão a apresentação dos documentos para a convocação e os desistentes farão a sua manifestação para abdicarem da vaga.

Primeiro, os desistentes da vaga devem requerer a exclusão da lista. Em novo momento, o sistema será aberto para os interessados em assumir o cargo. Todos devem ter cadastro nível prata ou ouro no sistema federal WWW.GOV.BR.

Para desistir da vaga:

1 – Acesse www.portal.sei.sp.gpv.br

2 – Clique em “CADASTRAR.”

3 – Informe os dados da conta GOV.BR do governo federal.

    • Necessário ter nível prata ou superior na plataforma GOV.BR.

4 – Após validação via GOV.BR, complete os dados e escolha a senha no SEI. Verifique o e-mail com as orientações.

5- Retorne a www.portal.sei.sp.gov.br.

6 – Clique em “Acessar.”

7 – Informe e-mail e senha cadastrados e clique em “Entrar.”

8 – No canto superior direito, clique em “Menu.”

9 – Na janela à esquerda, clique em “Peticionamento” e depois em “Processo Novo.”

10 – Em “Órgão,” escolha DETRAN e, depois, o processo DETRAN Administração: Desistência em concurso público – Agente Estadual de Trânsito ou DETRAN Administração: Desistência em concurso público – Oficial Estadual de Trânsito, a depender do cargo aprovado.

11 – Clique para editar o documento DETRAN – Requerimento de desistência (Agente) / DETRAN – Requerimento de desistência (Oficial).

12 – No pop-up, preencha apenas o número do RG, CPF e o seu município, pois, os demais campos serão preenchidos automaticamente pelo sistema após o envio. Clique em “Salvar” e feche o pop-up.

13 – Em “Especificação,” informe: DESISTÊNCIA DE VAGA EM CONCURSO PÚBLICO – DETRAN-SP.

14 – Em “Documento Essencial,” envie um documento de identificação com foto, atentando-se aos seguintes pontos:

– Arquivos até 30 MB

-Em “Complemento do Tipo de Documento,” informe a descrição por extenso do documento anexado.

– Em “Formato,” escolha “Nato-digital” (documento oficial) ou “Digitalizado” (escaneado).

– Se digitalizado, em “Conferência,” escolha “Documento Original”.

– Clique em Adicionar”.

15 – Confira as informações.

16 – Clique em “Peticionar.”

17 – Em cargo/função, escolha a opção “Usuário Externo”, insira a senha e clique em Assinar.