Nova fase na transformação do centro de São Paulo com projeto para centro administrativo

centro administrativo governo de sp
Governo de SP

São Paulo inicia uma nova etapa em sua história urbana nesta quarta-feira (27), com o lançamento do Concurso Público Nacional de Arquitetura pelo governador Tarcísio de Freitas. O evento, realizado no Palácio dos Campos Elíseos, marca o início da seleção do projeto arquitetônico que fundamentará uma das maiores intervenções urbanas do Brasil. Este projeto prevê a realocação do gabinete do governo para os Campos Elíseos, enquanto o Palácio Bandeirantes continuará como residência oficial do governador.

A iniciativa, que também visa revitalizar a praça Princesa Isabel e seus arredores, busca centralizar as secretarias, fundações e autarquias estaduais, impactando diretamente cerca de 22 mil servidores públicos. A dispersão atual desses órgãos por aproximadamente 60 prédios pela cidade demonstra a necessidade de uma reformulação que promova eficiência administrativa e financeira.

Este movimento não apenas pretende otimizar a gestão estadual, mas também estimular a reocupação do centro de São Paulo, reduzindo custos e atraindo investimentos. O concurso, que abrange uma área de 450 mil m² no entorno da praça Princesa Isabel, enfatiza critérios como sustentabilidade e inovação, além de buscar soluções que promovam qualidade de vida e inclusão social.

O projeto será uma colaboração entre o setor público e privado, com a execução prevista por meio de Parceria Público-Privada (PPP). A inclusão de espaços comerciais e culturais nos térreos dos novos edifícios visa dinamizar a região, beneficiando diretamente a população local com novas oportunidades de moradia, comércio e lazer.