O primeiro dos 14 trens do monotrilho da Linha 17-Ouro, fabricado pela empresa chinesa BYD, será liberado para envio ao Brasil nesta sexta-feira (26) em Guang’an, China. A entrega marca um passo significativo no progresso da nova linha, que tem previsão de chegada ao Porto de Santos em julho deste ano.
Essas composições fazem parte de uma encomenda feita pelo Metrô de São Paulo, visando modernizar e expandir a capacidade de transporte urbano na cidade. O segundo trem está programado para chegar ainda em 2023, com os demais trens sendo entregues gradualmente em 2025.
Uma vez em território brasileiro, o trem passará pelos procedimentos de liberação aduaneira antes de ser transportado ao Pátio Água Espraiada para montagem e testes iniciais. Estes testes são essenciais para garantir a segurança e eficiência operacional antes de entrarem em serviço.
Avanços na construção da Linha 17-Ouro
A construção da Linha 17-Ouro foi retomada em setembro do ano passado, com mais de mil trabalhadores mobilizados nas obras. Recentemente, o Metrô concluiu o lançamento das vigas da via de operação comercial e prossegue com a montagem de estruturas e sistemas essenciais.
Além das atividades locais, há componentes sendo fabricados internacionalmente, incluindo portas de plataforma na China e equipamentos como seccionadoras de energia e retificadores na Alemanha, Hungria e Espanha. Esses esforços conjuntos destacam a complexidade e a escala global do projeto.
A Linha 17-Ouro, prevista para ser concluída em 2026, conectará o Aeroporto de Congonhas à rede de transporte metropolitano, beneficiando cerca de 100 mil passageiros diariamente. Este projeto visa melhorar significativamente a mobilidade urbana na região, integrando áreas atualmente menos acessíveis ao sistema de transporte público eficiente.