Você sabia que 29% dos empreendimentos fechados em até cinco anos são de microempreendedores individuais (MEIs)? Segundo um levantamento do Sebrae, os MEIs apresentam a menor taxa de sobrevivência no mercado neste período, sendo uma das principais causas a falta de crédito inicial.
Para atender a essa demanda, micro e pequenos empreendedores que buscam financiamento acessível e com condições especiais, podem recorrer ao Banco do Povo Paulista (BPP). Este programa de microcrédito produtivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) do Estado de São Paulo, desde sua implementação em 1998, já desembolsou R$ 3,4 bilhões em mais de 550 mil operações.
Microcrédito produtivo
O microcrédito produtivo visa apoiar o desenvolvimento de atividades produtivas, como aquisição de mercadorias e novos equipamentos, estimulando a geração de emprego e renda, promovendo a inclusão financeira e reduzindo a pobreza.
Com valores entre R$ 200 e R$ 21 mil, o BPP oferece condições facilitadas para empreendedores formais e informais em três linhas de crédito exclusivas: Empreenda Rápido, Empreenda Mulher e Empreenda Afro. Esses recursos podem ser usados para capital de giro, investimento fixo ou misto, como aquisição de mercadorias, matérias-primas, máquinas e equipamentos, ferramentas, itens para publicidade e divulgação do empreendimento, software e hardware.
Entenda como conseguir o crédito
Para solicitar o microcrédito, os interessados devem realizar uma atividade produtiva nos municípios contemplados pelo BPP (confira a lista no site oficial) e não possuir restrições cadastrais no Serasa e/ou Cadin Estadual. É necessário realizar um curso de capacitação empreendedora, promovido gratuitamente pelo Qualifica SP nas modalidades presencial e virtual. Ao comparecer a uma unidade conveniada, o empreendedor precisa levar os documentos exigidos e o certificado de conclusão do curso.
Quem usou recomenda
A cozinheira e empreendedora Bruna Gauss, de 37 anos, relata que utilizou o microcrédito do Banco do Povo pela primeira vez há quase 20 anos. “Foi um recurso que ajudou muito no começo do meu negócio e também recentemente. Em outubro do ano passado, utilizei para um reforço na compra de materiais para uma produção de Natal”, afirma.
A “Bruna Gauss – Confeitaria” começou em meados de 2004 como uma cozinha domiciliar no município de Avaré. Atualmente, a loja conta com quase 100 mil seguidores nas redes sociais e é considerada uma referência do setor no estado, ao promover experiências gastronômicas internacionais em confeitarias de Paris.