Abrindo as comemorações do Dia do Patrimônio Histórico, celebrado em 17 de agosto, o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, anuncia a 5ª edição da Jornada do Patrimônio do Estado de São Paulo. Com o tema “Ferrovias”, o evento promoverá atividades gratuitas em 40 municípios entre os dias 2 e 4 de agosto, resgatando a memória do sistema ferroviário paulista.
Importância das ferrovias
A edição deste ano leva programação artística a espaços históricos, destacando a importância das ferrovias. A antiga malha ferroviária de São Paulo representava não apenas um meio de transporte, mas também um motor de desenvolvimento econômico, social e cultural. As ferrovias conectavam mercadorias e pessoas, promovendo um rico intercâmbio cultural dentro do estado. “A Jornada vai resgatar essas histórias que, por meio das ferrovias, marcaram a história de São Paulo”, afirmou Marília Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
Programação variada
Além da capital paulista, a Jornada do Patrimônio ocorrerá em diversos municípios, incluindo Bananal, Botucatu, Brodowski, Chavantes, Cubatão, Ourinhos, Santa Bárbara d’Oeste, Tupã, Araraquara, Bauru, Biritiba Mirim, Casa Branca, Descalvado, Echaporã, Jaboticabal, Jaguariúna, Jundiaí, Mairinque, Mogi das Cruzes, Pindamonhangaba, Queluz, Santa Rita do Passa Quatro, Santana de Parnaíba, Taubaté, Santos, Águas da Prata, Caieiras, Campinas, Campos do Jordão, Cardoso, Cosmópolis, Cruzeiro, Guararema, Santo André, Araçatuba, Ribeirão Preto e Sorocaba.
Em Águas da Prata, por exemplo, a contadora de histórias Rúbia Gomes, filha de maquinista, conduzirá uma narrativa sobre as memórias dos trilhos e as cidades que cresceram ao redor das ferrovias. Em Araçatuba, a Companhia OBS apresentará “HARU-AÇA-TU-BO – O mito do progresso”, uma mistura de teatro e contação de histórias sobre a expansão paulista. Já em Araraquara, Agrício Costa e Gera Machado dialogarão com o público sobre a importância do trem na cultura brasileira.
Destaques da programação
- Águas da Prata: Rúbia Gomes apresenta “Trilhos, memórias e cantorias”, uma viagem no tempo pelas histórias das ferrovias. Dia 4, às 14h, no Complexo Turístico, Eventos e Convenções de Águas de Prata.
- Araçatuba: Companhia OBS encena “HARU-AÇA-TU-BO – O mito do progresso”, mesclando teatro e contação de histórias. Dia 3, às 10h30, no Museu Ferroviário Moisés Joaquim Rodrigues.
- Araraquara: Show “Música Brasileira e Ferrovia” com Agrício Costa e Gera Machado. Dia 3, às 10h, no Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo.
- Bananal: Cauique Bonsucesso e Banda Por Um Fio apresentam “Calango da Mandioca”. Dia 2, às 14h, no Solar Aguiar Valim.
- Bauru: Cia Chegança apresenta “Cheganças”, uma intervenção artística de cultura popular. Dia 3, às 15h, no Museu Ferroviário Regional de Bauru.
- Botucatu: “Entre Trilhos – Uma Vivência com Patrimônio Imaterial” valoriza a diversidade cultural paulista. Dia 3, das 10h às 17h, na Estação de Botucatu.
Diversidade cultural
A Jornada do Patrimônio também destaca a diversidade cultural ao integrar música, teatro, contação de histórias e oficinas. Em Botucatu, a atividade “Entre Trilhos” valoriza a identidade dos povos e regiões do estado com apresentações culturais e brincadeiras. Em Bauru, a Cia Chegança realizará uma intervenção artística que canta folias de reis, congadas e cirandas, narrando a chegada da linha férrea na cidade.
Participação e engajamento
Com uma vasta programação, a Jornada do Patrimônio convida a população a participar e se envolver nas atividades oferecidas, explorando a rica herança cultural das ferrovias paulistas. As atividades vão desde intervenções teatrais, apresentações musicais, oficinas educativas e exibições de filmes, até visitas guiadas em espaços históricos e museus ferroviários.
Informações detalhadas
Para conferir a programação completa e os detalhes das atividades em cada município, acesse o link oficial da Jornada do Patrimônio.