O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta nesta quinta-feira (29) sobre o risco elevado de incêndios florestais em grande parte do território paulista nos próximos dias. O aumento das temperaturas, que pode chegar a 35ºC na região Oeste do estado, combinado com a baixa umidade do ar e ventos fortes, cria condições propícias para a ocorrência de queimadas entre sexta-feira (30) e domingo (1º).
Regiões mais afetadas e condições climáticas
De acordo com o Mapa de Risco de Incêndio da Defesa Civil, as regiões de Andradina, Araçatuba, Bauru e Jaú estão entre as mais críticas, com temperaturas previstas de até 35ºC e umidade relativa do ar abaixo de 20%. Outras áreas como Presidente Prudente, Assis, Marília e Ourinhos também estão em alerta, com máximas em torno de 34ºC e baixa umidade. Regiões como São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e Barretos podem registrar temperaturas de até 33ºC.
Para a Região Metropolitana de São Paulo e cidades como Campinas, Jundiaí, Campos do Jordão e Guaratinguetá, as temperaturas devem chegar a 27ºC, com umidade relativa do ar abaixo dos 30%.
Medidas de prevenção e cuidados
Diante desse cenário, a Defesa Civil recomenda à população que evite acender fogueiras, queimar lixo ou vegetação seca e soltar balões, práticas que podem desencadear incêndios graves. Além disso, é aconselhável não jogar bitucas de cigarro nas margens de rodovias e evitar atividades ao ar livre entre 10h e 16h.
O Governo de São Paulo mantém um gabinete de crise para monitorar a situação dos incêndios e já implementou um plano emergencial na área da Saúde, com foco em regiões como Ribeirão Preto, Franca e Barretos, onde o risco é maior. As unidades de saúde dessas áreas estão preparadas para aumentar a capacidade de atendimento, especialmente em casos de inalação de fumaça.
Em caso de avistamento de fumaça suspeita ou focos de incêndio, a Defesa Civil pede que a população entre em contato imediatamente com o Corpo de Bombeiros pelo número 193.