Frente fria traz pancadas de chuva e queda de temperatura em São Paulo

Rafael Mendonça
2 leitura mínima
Foto: Kaique Rocha/Pexels

O avanço de uma nova frente fria, acompanhada da formação de um ciclone extratropical na costa do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, trará pancadas de chuva e redução de temperatura no estado de São Paulo nesta sexta-feira (27) e durante o fim de semana. As condições meteorológicas indicam aumento de nebulosidade e chuvas em diversas regiões do estado, com destaque para o centro e sul de São Paulo, onde há risco de temporais localizados e granizo.

Chuva e queda de temperatura no interior e litoral de SP

A chuva deve começar pela manhã no Vale do Ribeira e no litoral sul de São Paulo, avançando ao longo da tarde e da noite para as demais áreas do estado, incluindo a Grande São Paulo. No interior, há condições para pancadas fortes e temporais, especialmente no centro e sul, enquanto no litoral norte e na Baixada Santista, a chuva é esperada no final da tarde, acompanhada de uma acentuada queda de temperatura.

Na capital paulista, o dia deve começar com sol e céu aberto, mas a partir da tarde, os ventos começam a mudar de direção, aumentando a umidade e favorecendo a formação de nuvens de chuva. As precipitações são esperadas no final do dia, com rajadas de vento que podem atingir até 70 km/h.

Impactos da frente fria no restante do Sudeste

Além de São Paulo, a frente fria também afeta o Rio de Janeiro, com pancadas de chuva previstas para o centro-sul do estado, inclusive na região metropolitana. Em Minas Gerais, o Triângulo Mineiro pode registrar chuva à tarde, mas o restante do estado, assim como o Espírito Santo, deve ter predomínio de tempo seco e sol, com a umidade relativa do ar em níveis críticos no interior de Minas Gerais.

Compartilhe este artigo