Rafa Zimbaldi propõe iniciativa para barrar crescimento de ‘Cracolândia’ em Campinas com novo Hub Social

Deputado Rafa Zimbaldi propondo a instalação de um Hub Social no centro expandido de Campinas.
Foto: Divulgação

Um passo significativo na luta contra a vulnerabilidade social foi tomado por Rafa Zimbaldi, deputado estadual pelo Cidadania-SP. Ele propôs, através de uma indicação formalizada recentemente, que o governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas, instale um Hub Social no centro expandido de Campinas, SP. Este complexo terá como finalidade acolher e prestar auxílio àqueles que se encontram em situações de vulnerabilidade, como moradores de rua e dependentes químicos.

O denominado Hub SP tem o propósito de oferecer uma série de serviços de saúde, que abrangem desde a desintoxicação até protocolos intensivos de saúde, sempre orientados por avaliações médicas. Ainda será facultado aos usuários de drogas a participação em grupos de apoio e, no caso dos moradores de rua, será oferecido encaminhamento para abrigos.

A escolha estratégica do centro expandido de Campinas para a implementação deste projeto tem como objetivo facilitar o acesso das pessoas que mais necessitam destes serviços. A região tem registrado uma presença marcante de moradores de rua e dependentes de drogas, e Zimbaldi destaca: “A ideia não é só atender com dignidade e qualidade estas pessoas, mas, também, evitar que o problema se agrave e se espalhe, podendo, no futuro, se tornar uma espécie de Cracolândia, como vemos acontecer em São Paulo”.

O deputado também enfatiza que Campinas tem experienciado um crescimento desorganizado ao longo dos últimos anos, o que tem gerado um legado social negativo, que necessita de ação efetiva por parte do poder público. O uso de drogas tem apresentado uma tendência ascendente na cidade, causando impactos tanto em famílias quanto no comércio local, onde alguns estabelecimentos têm sido forçados a encerrar suas atividades.

A eficácia do modelo Hub Social já foi comprovada na capital paulista. Desde sua inauguração em abril deste ano, o projeto assistiu centenas de pessoas através de triagens, encaminhamentos clínicos e sociais, contando com uma capacidade de realizar 700 atendimentos clínicos e 6 mil sociais mensalmente. Zimbaldi aponta: “O grande diferencial do Hub é que ele estabelece um protocolo de manejo que respeita caso a caso, potencializando, assim, o processo de convencimento e de tratamento do dependente químico”.