Mobilização “Maio Amarelo 2024” em Campinas recorda vítimas do trânsito e lança ações por mais segurança

Sofia Mendes
2 leitura mínima
Divulgação

A abertura do Movimento Maio Amarelo 2024, em Campinas, reuniu centenas para uma caminhada de conscientização no Largo do Rosário. O evento destacou os 159 óbitos ocorridos no trânsito da cidade em 2023 e introduziu novas medidas para aumentar a segurança nas vias.

Quais foram os resultados das iniciativas de segurança na Avenida John Boyd Dunlop?

Na Avenida John Boyd Dunlop, uma significativa redução de 54% nas mortes de trânsito foi observada, caindo de 13 em 2021 para seis em 2023. Esta melhoria é atribuída à campanha “JBD: Morte Zerø no Trânsito”, que incluiu a instalação de equipamentos de fiscalização eletrônica e várias intervenções para aumentar a segurança.

Quem são as principais vítimas de acidentes de trânsito em Campinas?

Dados de 2023 indicam que a maioria das vítimas fatais do trânsito em Campinas são homens (83%), com motociclistas e garupas representando 52% dos óbitos. A faixa etária mais afetada é de 18 a 29 anos, responsável por 38% das mortes.

Como a Emdec está trabalhando para reduzir os acidentes de trânsito?

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) está focada em salvar vidas com iniciativas como a expansão da sinalização viária, operações de fiscalização integradas e ações educativas. No primeiro trimestre de 2024, essas ações já resultaram em uma queda de 32% nos óbitos em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Qual é o impacto do Maio Amarelo na comunidade?

O Maio Amarelo é uma campanha global que busca promover a segurança viária. O tema deste ano, “Paz no trânsito começa por você”, incentiva uma reflexão sobre a importância da paz e como ela pode influenciar comportamentos mais seguros entre motoristas e pedestres.

Compartilhe este artigo